/CRÍTICA | Antoine Griezmann: Nasce uma Lenda, 2019

CRÍTICA | Antoine Griezmann: Nasce uma Lenda, 2019

Compartilhe

CRÍTICA | Antoine Griezmann: Nasce uma Lenda, 2019
5 (100%) 1 vote

Antoine Griezmann é um dos melhores jogadores de futebol da atualidade, e o título da Copa do Mundo em 2018 com a França elevou ainda mais o seu patamar, ao ponto de a Netflix produzir um documentário contando um pouco de sua trajetória como jogador, desde as rejeições por diversos clubes franceses na adolescência até os dias de hoje como ídolo no Atlético de Madrid e na França. Mas será que o documentário é realmente bom?

Eu, como torcedor do Atleti, tive a oportunidade de me reconectar com vários momentos, por tê-los vivido, mas confesso que a obra cinematográfica em si é bastante superficial. A sua história não é contada de forma cronológica, alternando entre os momentos durante a Copa do Mundo e de seu passado.

Não é um problema contar um enredo através de flashbacks, mas a montagem aqui faz um trabalho bem ruim ao interligar essas cronologias. Às vezes não fica muito claro o que estão querendo dizer, e isso se dá pelo fraco roteiro, que segue o clichê de mostrar alguém dando algum depoimento, mostra um vídeo, e vai para a próxima história, poucas vezes se aprofundando.

Por se tratar de uma história de superação, a trilha sonora poderia ser bem mais marcante, mas mantém o básico,  assim como a fotografia também faz, tanto que em alguns momentos me pareceu bem mais uma reportagem dessas que vemos no Esporte Espetacular do que um documentário em si.

A obra ganha força ao explorar o carisma de Griezmann e do quanto ele é querido por todos ao seu redor, há um brilho no olhar dele como se ele estivesse sempre se divertindo e isso é muito cativante.

Há também quem diga que esse subtítulo não diz respeito ao jogador. Griezmann é excelente e um dos melhores do mundo, mas colocá-lo como lenda parece um pouco exagerado. O título em francês “Champion du Monde” talvez soaria mal para o restante do mundo, e a tradução brasileira adotou a americana que é “The Making of a Legend”. Eu prefiro acreditar que ele é visto como lenda na França por comandar a equipe ao título mundial.

Antoine Griezmann: Nasce uma Lenda” é um documentário genérico e mais parece uma reportagem, que ganha pontos pelo carisma do jogador e pode ser uma boa pedida para todos aqueles que acompanham a carreira dele.


Compartilhe

23 anos, estudante de Jornalismo, apaixonado por cinema, séries e esportes