Pular para o conteúdo

Por que Denis Villeneuve não quer adaptar os sequências após Duna Messias?

Por que Denis Villeneuve não quer adaptar os sequências após Duna Messias?
Avalie este artigo

Por que Denis Villeneuve não quer adaptar as sequências de Duna após Duna Messiah?

Denis Villeneuve, diretor de Duna: Parte Dois, não tem interesse em adaptar as sequências dos livros de Duna após Duna Messiah, segundo informações do site Comic Book. Enquanto Frank Herbert escreveu várias sequências para o romance de ficção científica de 1965, Villeneuve afirma que os subsequentes livros se tornam cada vez mais “esotéricos” e complicados de adaptar para o cinema.

Duna e Duna Messiah são principalmente thrillers políticos com temas filosóficos e religiosos, ambientados em um mundo imerso no gênero de space opera. No entanto, os livros seguintes apresentam ações cada vez mais voltadas para a ficção científica. Por exemplo, eles incluem o conceito de gholas, cópias semelhantes a clones de personagens mortos, permitindo que personagens mortos retornem várias vezes.

Além dos tropos de clonagem, a trama central de The Dune Chronicles se torna cada vez mais complexa e filosófica. Por exemplo, o livro seguinte, Children of Dune, envolve gholas, personagens dominados pela “memória-ego” de seus ancestrais, e termina com a transformação de um de seus personagens principais em um híbrido humano-verme da areia. Esses elementos podem ser considerados difíceis de adaptar para o cinema de maneira satisfatória.

O próximo livro, God Emperor of Dune, apresenta um salto temporal de 3.500 anos e se concentra principalmente em reflexões filosóficas do personagem-título. É um livro denso que divide opiniões entre os fãs de Duna, sendo considerado o ápice da série por alguns e o começo do declínio por outros. Sua adaptação seria um verdadeiro desafio para qualquer cineasta.

Leia Agora  Spider-Man: Atravessando o Universo das Aranhas leva o prêmio de Melhor Longa e domina a lista de vencedores; Blue Eye Samurai arrasa na TV.

Os livros subsequentes, Heretics of Dune e Chapterhouse: Dune, introduzem ainda mais elementos de ficção científica e terminam em um grande cliffhanger. Infelizmente, Frank Herbert morreu antes de escrever o último livro da série, deixando o cliffhanger sem resolução por anos. Após a morte de Herbert, seu filho Brian Herbert, em parceria com Kevin J. Anderson, escreveu duas sequências baseadas nas notas deixadas pelo pai: Hunters of Dune e Sandworms of Dune. No entanto, essas sequências não foram bem recebidas pelos fãs, que as consideraram diferentes da visão original de Frank Herbert.

Levando em consideração todas essas complexidades e o fato de que os livros subsequentes se tornam cada vez mais difíceis de adaptar para o cinema, é compreensível que Denis Villeneuve não queira continuar a adaptação das sequências de Duna após Duna Messiah. Ele provavelmente acredita que a história principal de Paul Atreides já foi contada e que não é necessário adaptar os livros restantes. Duna: Parte Dois já está nos cinemas, e os fãs terão a oportunidade de ver a conclusão dessa adaptação épica.