Por que Denis Villeneuve não quer adaptar as sequências de Duna após Duna Messiah?
Denis Villeneuve, diretor de Duna: Parte Dois, não tem interesse em adaptar as sequências dos livros de Duna após Duna Messiah, segundo informações do site Comic Book. Enquanto Frank Herbert escreveu várias sequências para o romance de ficção científica de 1965, Villeneuve afirma que os subsequentes livros se tornam cada vez mais “esotéricos” e complicados de adaptar para o cinema.
Duna e Duna Messiah são principalmente thrillers políticos com temas filosóficos e religiosos, ambientados em um mundo imerso no gênero de space opera. No entanto, os livros seguintes apresentam ações cada vez mais voltadas para a ficção científica. Por exemplo, eles incluem o conceito de gholas, cópias semelhantes a clones de personagens mortos, permitindo que personagens mortos retornem várias vezes.
Além dos tropos de clonagem, a trama central de The Dune Chronicles se torna cada vez mais complexa e filosófica. Por exemplo, o livro seguinte, Children of Dune, envolve gholas, personagens dominados pela “memória-ego” de seus ancestrais, e termina com a transformação de um de seus personagens principais em um híbrido humano-verme da areia. Esses elementos podem ser considerados difíceis de adaptar para o cinema de maneira satisfatória.
O próximo livro, God Emperor of Dune, apresenta um salto temporal de 3.500 anos e se concentra principalmente em reflexões filosóficas do personagem-título. É um livro denso que divide opiniões entre os fãs de Duna, sendo considerado o ápice da série por alguns e o começo do declínio por outros. Sua adaptação seria um verdadeiro desafio para qualquer cineasta.
Os livros subsequentes, Heretics of Dune e Chapterhouse: Dune, introduzem ainda mais elementos de ficção científica e terminam em um grande cliffhanger. Infelizmente, Frank Herbert morreu antes de escrever o último livro da série, deixando o cliffhanger sem resolução por anos. Após a morte de Herbert, seu filho Brian Herbert, em parceria com Kevin J. Anderson, escreveu duas sequências baseadas nas notas deixadas pelo pai: Hunters of Dune e Sandworms of Dune. No entanto, essas sequências não foram bem recebidas pelos fãs, que as consideraram diferentes da visão original de Frank Herbert.
Levando em consideração todas essas complexidades e o fato de que os livros subsequentes se tornam cada vez mais difíceis de adaptar para o cinema, é compreensível que Denis Villeneuve não queira continuar a adaptação das sequências de Duna após Duna Messiah. Ele provavelmente acredita que a história principal de Paul Atreides já foi contada e que não é necessário adaptar os livros restantes. Duna: Parte Dois já está nos cinemas, e os fãs terão a oportunidade de ver a conclusão dessa adaptação épica.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!