/As referências a “Star Wars” em dez músicas

As referências a “Star Wars” em dez músicas

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

Star Wars é sem sombra a maior saga da história do cinema. Em seus 41 anos recém-completados ontem, ela marcou a cultura pop, convertendo-se em uma franquia multimídia que cobre o cinema, a TV, os quadrinhos, a literatura e muito mais. Sendo adorada por milhões de pessoas, não é nenhuma surpresa que já tenha sido referenciada por diversos músicos e bandas. O Odisseia Pop listou dez músicas diversas que fazem referências à obra.

1 – “Weird Al” Yankovic – “The Saga Begins”

“Weird Al” Yankovic é um comediante norte-americano bastante conhecido por conta de suas paródias de músicas famosas. Em 1985 ele lançou “Yoda”, uma paródia de “Lola” do The Kinks, e em 1999 lançou “The Saga Begins”, desta vez uma paródia de “American Pie” de Don McLean, e que contava toda a história do Episódio I através do ponto de vista de Obi-Wan Kenobi.

2 – Blink-182 – “A New Hope”

A banda californiana de pop punk homenageou o primeiro filme da saga no título de uma das músicas do seu segundo álbum, Dude Ranch, de 1997. As letras fazem referências diretas à obra, com estrofes como: And of course I’d do anything for her/I’d search the moons of Endor/I’d even walk naked through/The deserts of Tatooine.

3 – Eminem – “Rhyme or Reason”

O rapper Eminem já fez muitas referências a Star Wars em sua carreira, mas talvez em nenhuma música de forma tão direta e vasta quanto em “Rhyme or Reason”, do álbum The Marshall Matters Plan LP 2. Exemplo disso são letras como Back with the Yoda of rap in a spasm; (Follow you must, Rick Rubin my little Padawan)/A Jedi in training, colossal brain and, thoughts of entertaining; ou Puke Skywalker, but sound like Chewbacca when I talk.

 

4 – Liquid Tension Experiment – “Chewbacca”

Liquid Tension Experiment é um projeto instrumental de rock e metal progressivo formado entre 1998 e 1999 pelos músicos John Petrucci e Mike Portnoy (guitarrista e ex-baterista do Dream Theater, respectivamente), o tecladista Jordan Rudess (que entraria para o Dream Theater nesse período) e o baixista Tony Levin (Peter Gabriel, King Crimson, David Bowie). Nos dois álbuns lançados pelo grupo, os músicos faziam diversas jams, improvisações que mais tarde seriam editadas como músicas. E uma delas é uma canção de nada menos que 13 minutos, a qual recebe o título do wookie mais famoso da galáxia.

5 – Queen – “Bycicle Race”

Em seu álbum Jazz, de 1978, Freddie Mercury canta em “Bycicle Race”, a quarta faixa: You say shark, I say, hey, man! Jaws was never my scene and I don’t like Star Wars. Pelo visto Freddie não era muito fã de cultura pop, mas podemos perdoá-lo por isso.

6 – Queens of Stone Age – “These Aren’t the Droids You’re Looking For”

Outra música instrumental referenciando a saga, dessa vez pelos californianos do Queens of Stone Age liderados por Josh Homme . O grupo, reconhecido como um dos nomes mais fortes do stoner rock e do rock alternativo dos últimos anos, utilizou a famosa frase proferida por Obi-Wan em Uma Nova Esperança para intitular a música, presente em The Split CD, álbum co-realizado pelo QOSTA e pela banda Beaver. Mais tarde ela seria relançada no primeiro disco da banda, de 1998.

7 – Red Hot Chilli Peppers – “Californication”

O quarteto de funk rock faz alusão a Star Wars em uma das suas músicas mais famosas: And Alderaan’s not far away/
It’s Californication. Além disso, há menção a Star Trek também, em Space may be the final frontier/But it’s made in a Hollywood basement.

 

8 – Jazzy Jeef & The Fresh Prince – “He’s the DJ, I’m the rapper”

Além de sua carreira consagrada como ator, Will Smith foi um famoso rapper no final dos anos 80 e início de 90, formando a dupla Jazzy Jeef & The Fresh Prince com Jeff Townes, que contracenou com Smith no papel de Jazz na sitcom Um Maluco no Pedaço. Na faixa-título do segundo álbum da dupla, de 1988, há a seguinte passagem: That’s when I snap and I’ll attack and go mad like Rambo/Or maybe like Commando, or like Lando Calrissian/ cause you know he was down with the Force.

9 – Tenacious D – “Deth Starr”

A dupla de comedy rock formada por Jack Black e Kyle Gass lançou no seu álbum Rize of the Fenix, de 2012, uma canção aludindo à mortífera Estrela da Morte. E pelas letras, os propósitos da dupla são megalomaníacos: Deth Starr it’s a son of a bitch, y’all/Gonna take us into Outer Space/Get your shit together mother-fucker/We gonna start a new Human race in the sky.

10 – Wu-Tang Clan – “Get Them Out Ya Way Pa”

O grupo de hip-hop da Costa Leste estadunidense é aclamado como um dos mais importantes do gênero. Em “Get Them Out Ya Way Pa”, do álbum 8 Diagrams, o rapper U-God declama: Approach or get fired on, permanent chest scar/Empire Strikes Back, check out the Death Star.

 

 


Compartilhe