/6 FILMES PARA CONHECER O CINEMA FRANCÊS

6 FILMES PARA CONHECER O CINEMA FRANCÊS

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

 

Foi na França que os irmãos Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo e aterrorizaram sua plateia com “A Chegada do Trem à Estação”, antes mesmo que o século XX começasse. Pouco depois viria Georges Méliès, criador de “Viagem à Lua” (1902) e avô da ficção científica e do cinema fantástico. Também foi um francês, Émile Cohl, que levou o crédito pelo primeiro filme animado da história, “Fantasmagoria” (1908).

E para celebrar o campeão da Copa do Mundo de 2018, selecionamos filmes para conhecer esse vasto mundo cinematográfico.

Viagem à Lua (1902) | Georges Méliès

Gênero: Aventura/Fantasia/ Ficção Científica

Com apenas 14 minutos, o filme de Georges Méliès nos apresenta uma expedição até a Lua, a qual é sugerida por homens que mais parecem feiticeiros. Possui uma das cenas mais marcantes de toda a história do cinema, que é quando a nave cheia de tripulantes chega até a lua.

 

Um Cão Andaluz (1929) | Luis Buñuel

Gênero: Experimental

Sabe a famosa cena de um homem cortando um olho de uma mulher? A cena é desse filme Co-escrito por Salvador Dalí. E nós faz questionar o que seria Sonho, Realidade e Subconsciente. Uma aventura surrealista de Luis Buñuel.

Acossado (1960) | Jean-Luc Godard

Gênero: Drama/Policial

Homem rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a sua perseguição final.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Jean-Pierre Jeunet

Gênero: Comédia Romântica

Talvez o filme mais conhecido da lista. O romance retrata a vida de Amélie que muda-se para o bairro parisiense, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

 

 

Intocáveis (2011) | Olivier Nakache, Eric Toledano

Gênero: Comédia

Philippe(François Cluzet), um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo.Aos poucos ele aprende a função. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

 

120 batimentos por minuto (2018) | Robin Campillo

Gênero: Drama

França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart), apesar de seu estado de saúde delicado.

 

 

 

E essa foi a listinha. Muitos ficaram de fora. O que achou dos filmes? Algum já visto? Comenta aqui quais os filmes que você queria ver nessa listinha.


Compartilhe

Amante da sétima arte. A garota levemente viciada em séries. Estudante de Jornalismo. Série favorita: Game of Thrones/ Penny Dreadful/ This is Us ( não consigo escolher). Série que nunca vi: The Walking Dead. Série que tenho vontade de assistir e ainda não tive a oportunidade: Freaks and Geeks.