/‘Vingadores: Guerra Infinita’ é o melhor filme da Marvel?

‘Vingadores: Guerra Infinita’ é o melhor filme da Marvel?

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS, LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

Acabou a espera! ‘Vingadores: Guerra Infinita‘ está entre nós e já vem batendo recordes e recordes de bilheteria pelo mundo. Mas afinal, será que nesses 10 anos de universo cinematográfico da Marvel e 19 filmes, Guerra Infinita é o melhor de todos?

Primeiramente, essa é uma decisão extremamente particular, vou usar alguns argumentos, mas sintam-se livres para deixar a opinião de vocês também, tratem esse texto como um debate.

Não dá para negar que este é o filme mais grandioso da Marvel, aqui são usados quase todos os personagens apresentados no decorrer desses 10 anos. Uma proposta ousada, tendo em vista que é dificílimo trabalhar com vários protagonistas em tela, e além do mais ainda desenvolver o vilão.

Thanos é disparadamente o melhor vilão que a Marvel já nos apresentou. Tanto em questão de força, quanto em desenvolvimento. Logo no começo do filme temos uma amostra de toda a sua imponência na luta contra o Hulk e no assassinato do Loki, mas além disso, ele não é simplesmente aquele vilão que quer destruir o universo porque é poderoso, ele nos apresenta a forma como ele pensa e faz a gente entender a visão dele.

O tom do filme é ótimo, Os irmãos Russo conseguem dosar isso com maestria aqui. Temos várias personalidades diferentes e todas elas conseguem ser fiéis ao que já foi apresentado. Os momentos engraçados funcionam em 90% do filme, mesmo ele tendo uma forte carga dramática. São poucas as piadas que não funcionam muito bem. As que mais me incomodaram foram as piadinhas do Thor logo após perder o irmão.

O filme tem alguns problemas de ritmo, não por ficar cansativo, mas pela quebra entre os vários núcleos que o dão um tom meio novelesco. O segundo ato principalmente, acaba ficando um pouco quebrado demais. Mas é um problema compreensível, pelo excesso de personagens em tela.

Tecnicamente, Guerra Infinita é um espetáculo. O CGI é maravilhoso, as cenas de ação são empolgantes, a fotografia, a trilha sonora, a direção de arte, tudo é muito bem feito. O 3D do filme achei desnecessário, não tem nada de extraordinário.

Esse deve ser o único filme da Marvel onde você sente peso nas ações dos personagens e sente um real medo de perdê-los. Não só pelo Thanos, mas também os seus seguidores conseguem ser ameaçadores. No entanto, eu não achei um filme tão corajoso assim em relação a morte de protagonistas. Seria uma decisão muito corajosa se eles deixassem os personagens que viraram poeira no final do filme realmente mortos, mas sabemos que isso não vai acontecer e vão arrumar uma maneira de reverter isso, até porque já temos sequências anunciadas para personagens que desapareceram ali.

No geral, eu acho que ‘Guerra Infinita’ é o filme com mais momentos épicos de todo o MCU, mas ele como um todo não é o melhor pois existem filmes mais bem organizados narrativamente falando, como os primeiros Vingadores e Guardiões da Galáxia. Mas ainda assim, é um grande filme e vai marcar toda uma geração e vai ser sempre lembrado por sua grandiosidade. Que venha o Vingadores 4!


Compartilhe

23 anos, estudante de Jornalismo, apaixonado por cinema, séries e esportes