Pular para o conteúdo

Tekken 8: O Rei Está de Volta

Tekken 8: O Rei Está de Volta
Avalie este artigo

Análise de Tekken 8: O Rei Voltou

Os jogos de luta estão em um ótimo momento agora, com muitas franquias retornando com novos lançamentos no ano passado, e agora um dos grandes concorrentes está de volta, pois Tekken 8 finalmente chegou. Tekken é uma das principais franquias de jogos de luta para as quais os fãs têm se voltado ao longo dos anos, pois ajudou a popularizar ainda mais as lutas em 3D em geral. Mas, por mais que tenha dominado o topo para muitos jogadores, também pode ser um pouco alienante para jogadores inexperientes; um aspecto da franquia que se tornou mais complicado ao longo dos anos com o avanço de seus sistemas de jogabilidade.

Embora possa não parecer, pois Tekken 7 tem sido o lutador dominante na cena há muito tempo, passaram quase dez anos desde o último lançamento numerado da franquia. Isso significa quase dez anos de evolução e experimentação nos jogos de luta, e quase dez anos de esperança de ver um Tekken que aproveite as dicas e truques aprendidos por outras franquias para evoluir de sua própria maneira. Felizmente, Tekken 8 faz exatamente isso. Tekken 8 é, sem dúvida, o Tekken que possui o melhor visual e jogabilidade de todos.

Tekken 8 é o primeiro da franquia nos consoles modernos e o primeiro a utilizar o Unreal Engine 5. Todas essas primeiras vezes também influenciam a abordagem deste novo lançamento como um todo. Ele foi construído pensando nos jogadores iniciantes que podem nunca ter experimentado Tekken antes, e Tekken 8 certamente causa uma ótima primeira impressão neles ao ajudá-los a entender como o jogo é jogado. Existem muitas opções para melhorar no jogo, o que é especialmente importante devido à natureza técnica de Tekken. Embora seja o oitavo jogo da série e seja tratado como tal, Tekken 8 se sente especialmente acolhedor.

Leia Agora  Onde Assistir "Spider-Man: Across the Spider-Verse" Online, Filme de Animação Indicado ao Globo de Ouro

Tekken 8 tem um modo história expandido que parece ser o maior já visto na franquia. Contando a história de Jin ao longo de vários capítulos (com algumas oportunidades para experimentar outros membros do elenco), essa experiência dura algumas horas e pode se tornar bem difícil no final. A história começa logo após o final de Tekken 7, quando Kazuya está expandindo seu poder após a derrota de Heihachi, e Jin está tentando abraçar totalmente o poder do Devil Gene dentro dele para derrotar essa ameaça. Não é uma trama muito complicada, mas também é algo com o qual novos jogadores podem se envolver sem problemas reais.

Ele tem grandes revelações, novas formas e batalhas explosivas de estilo anime que os fãs de longa data vão adorar, mas ao mesmo tempo, sua apresentação impressionante e história grandiosa certamente atrairá novos jogadores. É também uma ótima maneira de se acostumar com a jogabilidade de Tekken 8, e há outras ótimas opções para um jogador novo expandir suas habilidades. A maior delas é o Arcade Quest, que é uma espécie de modo história independente que desafia os jogadores a criar um avatar para levá-lo por uma série de localidades de arcade para subir nas fileiras dos melhores jogadores de Tekken.

É construído para ser especialmente amigável para iniciantes, pois você pode desafiar oponentes cada vez mais difíceis e escolher qualquer um dos personagens para aprimorar suas habilidades. Esse sentimento acolhedor permeia todo o pacote, com o retorno de minijogos como o Tekken Ball e, o mais importante, com a introdução do sistema de calor e estilo especial. O sistema de calor é a mudança mais perceptível na jogabilidade de Tekken 8, pois, embora tenha havido muitos ajustes menores nos personagens do elenco, o sistema de calor é uma grande adição que pode realmente nivelar o campo em lutas tensas.

Leia Agora  A Repercussão Chocante: Tumi Não Deveria Voltar como Chefe de Comissários no Below Deck Med

O sistema de calor é um medidor especial que pode ser ativado com um botão (ou usando movimentos específicos em combos) e oferece certos benefícios por um curto período de tempo. Isso não apenas dá acesso a alguns movimentos diferentes para certos personagens, mas também causa dano de bloqueio. A maior adição é o Hit Smash, que é um movimento poderoso que usa o restante do medidor de calor para causar um grande dano. Se você o tiver ativo, conectar com um Hit Smash e, em seguida, realizar um Rage Arts (que é um super movimento disponível quando sua saúde cai abaixo de um certo ponto), pode trazer um final diferente para uma luta que seu oponente não esperaria.

É ótimo ver que tanta atenção foi dedicada ao conteúdo para um jogador para ajudar os novos jogadores a se adaptarem, pois Tekken 8 ainda é tão técnico quanto a franquia sempre foi. Embora a execução de certos movimentos seja um pouco mais fácil do que antes, e o tempo necessário para manter combos e juggles em andamento seja menos restritivo, Tekken 8 corre o risco de parecer inacessível devido à grande quantidade de personagens, que todos jogam de maneira diferente. Isso é uma das maiores forças do jogo devido à variedade, mas também pode parecer assustador ao se deparar com o número de combatentes disponíveis.

Ainda assim, esse é um ótimo problema para se ter, e Tekken 8 faz o melhor possível para facilitar esse processo (embora nem sempre seja bem-sucedido). O estilo especial é a segunda das grandes adições que ajudam a aliviar o medo de não ser tecnicamente habilidoso. É um modo que você pode alternar com um único pressionar de botão durante as lutas, dando acesso a um número definido de combos que mostram alguns dos movimentos mais legais com ativações de botão único. É como os estilos de jogo mais acessíveis vistos no recente Street Fighter 6, mas pode ser ativado e desativado sempre que desejado, em vez de ser um estilo no qual você está preso em uma determinada luta.

Leia Agora  Superman: Legacy: James Gunn compartilha storyboard do filme da DC

É uma ótima opção a ser utilizada sem nunca parecer uma possível muleta que possa impedir alguém de se aprofundar ainda mais. Isso é Tekken 8 como um todo. Tanto dele é tão acolhedor que existem muitas opções para batalhas em um único jogador, e se você dedicar tempo suficiente, eventualmente ganhará confiança para enfrentar o desafio online. Mas, assim como outros jogos de luta, será necessário aprimorar suas habilidades. A força de todas essas opções potenciais será testada após o lançamento, mas até agora, Tekken 8 é o melhor que Tekken já foi.

Classificação: 4 de 5

Tekken 8 será lançado em 26 de janeiro no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Um código foi fornecido pelo editor para fins desta análise, e o jogo foi analisado em um PlayStation 5.