“Dune: Prophecy”, uma série da HBO que se passa 10.148 anos antes dos filmes “Duna”, estreou no dia 17 de novembro de 2024. A narrativa começa com um prólogo que resume as Guerras das Máquinas, resultando na destruição e na proibição de todas as máquinas pensantes. Durante essas guerras, os Atreides foram considerados heróis, enquanto os Harkonnen foram vistos como covardes e banidos.
Em Wallach IX, o planeta natal da irmandade, conhecemos as irmãs Valya e Tula Harkonnen. A primeira Mãe Reverendíssima, Raquella, concebeu um plano secreto para usar o controle da reprodução a fim de promover “as uniões reais corretas” e cultivar governantes que pudesse manipular. Em seu leito de morte, Raquella chama Valya e pede que ela “cresça e proteja nosso poder”, utilizando “todas as ferramentas” disponíveis. Raquella também profetiza um futuro conflito contra um tirano e compartilha com Valya a ominosa previsão: “você será quem verá a verdade ardente e saberá”.
Quando a neta de Raquella, Dorotea, se opõe ao plano de reprodução, Valya demonstra um novo poder conhecido como A Voz. Dorotea, no entanto, não se submete, e Valya a ordena a tirar sua própria vida.
A série salta 30 anos, onde Valya aguarda ansiosamente uma união real entre a Princesa Ynez Corrino, herdeira do trono do Leão Dourado, e o príncipe Pruwet. Essa união é um passo crucial para Ynez se juntar à irmandade e, se bem-sucedida, se tornar a primeira irmã no trono. Ynez, apesar de sua aceitação da união, parece estar apaixonada por Keiran Atreides, um mestre de espada da Casa Corrino.
Entretanto, a tão esperada união é interrompida de forma horrenda. Em uma noite fatídica, Desmond Hart, um estranho na cidade que sobreviveu ao ataque de um verme da areia e que possui a confiança do Imperador Javicco Corrino, encontra Pruwet em particular e assegura ao jovem que seu sacrifício não será em vão. Antes que Pruwet possa compreender a situação, Desmond o incinera sem tocá-lo, ao mesmo tempo em que mata a conselheira do imperador, Kasha, em outro local. Ao fazer isso, Valya percebe que a profecia de Raquella se cumpriu: “Você será quem verá a verdade ardente e saberá”.
Desmond Hart é apresentado como um potencial grande vilão da série, embora a showrunner, Alison Schapker, sugira que ele é apenas “a ponta do iceberg”, um antagonista significativo para a irmandade. Ele é descrito como um mistério, alguém que possui uma força imensa e uma habilidade misteriosa. A série tende a explorar a moralidade dos personagens, questionando se Desmond é realmente má ou se suas ações são motivadas por uma busca de vingança.
Travis Fimmel, que interpreta Desmond, destaca que seu personagem é impulsionado por um desejo de justiça, sentindo-se justificado nas suas ações violentas contra seus inimigos.
O impacto da morte de Pruwet nos planos de Valya é significativo. Schapker menciona que os planos, como qualquer bom plano, acabam mudando drasticamente. A trajetória de Ynez seguirá um novo rumo, com obstáculos adicionais surgindo a medida que tenta navegar em seu novo destino.
Outro personagem importante é a mãe da princesa, a imperatriz Natalya Corrino, que nunca apoiou a união arranjada de Ynez. Apesar da situação inicial parecer favorável, a imperatriz deve enfrentar novos desafios e encontrar meios de afirmar seu controle de forma sutil em meio às complicações que surgem.
“Dune: Prophecy” promete expandir o universo de “Duna”, explorando novas dinâmicas de poder e personagens complexos que lutam por controle em um cenário de incertezas e profecias ardentes.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!