Pular para o conteúdo

Principais Desprezos do Oscar 2024: Barbie, A Garras de Ferro e Outros Ignorados

Principais Desprezos do Oscar 2024: Barbie, A Garras de Ferro e Outros Ignorados
Avalie este artigo

Barbie, The Iron Claw e Outras Grandes Exclusões no Oscar 2024

As indicações para o Oscar 2024 foram anunciadas e, embora muitos dos grandes indicados fossem esperados (Barbie, Oppenheimer), até mesmo alguns desses filmes acabaram sendo excluídos em determinadas categorias. Neste ponto, as exclusões do Oscar recebem quase a mesma (se não mais) atenção do que as próprias indicações, então vamos conferir.

Grandes Filmes Excluídos

Alguns dos maiores filmes que receberam destaque dos grupos de críticos de todo o país não receberam nenhum reconhecimento do Oscar. O filme The Iron Claw não recebeu nenhum tipo de reconhecimento, nem para o filme em si, nem para o diretor Sean Durkin, nem para o elenco liderado por Zac Efron. Já o filme May December, de Todd Haynes, pelo menos era esperado que recebesse indicações para as estrelas Natalie Portman e Julianne Moore, mas não recebeu nada. O mesmo aconteceu com o filme biográfico Ferrari, de Michael Mann, que tinha Adam Driver como protagonista e Penelope Cruz como atriz coadjuvante na disputa por possíveis indicações. O filme Origin, de Ava DuVernay, foi um favorito entre os críticos, mas não recebeu nenhuma indicação tanto do Oscar quanto do Globo de Ouro.

Finalmente, a adaptação do livro de Judy Blume, “Are You There God? It’s Me Margaret”, não recebeu nenhuma indicação para a jovem estrela Abby Ryder Fortson ou para a co-estrela Rachel McAdams. A Warner Bros. continua acumulando fracassos com a versão de 2023 de “The Color Purple”, com apenas uma indicação ao Oscar (Melhor Atriz Coadjuvante para Danielle Brooks) para acompanhar a bilheteria abaixo do esperado.

Leia Agora  Classificação dos filmes e série de TV de Ted, de Seth MacFarlane.

Até mesmo a categoria de Melhor Documentário não ficou sem surpresas: o documentário do músico Jon Batiste sobre relacionamentos, “American Symphony”, e o documentário de Michael J. Fox, “Still: A Michael J. Fox Movie”, foram excluídos. Ambos eram favoritos em muitas listas de críticos; “American Symphony” pelo menos foi reconhecido na categoria de “Melhor Canção Original”.

Grandes Exclusões de Ator, Atriz e Diretor

Margot Robbie é o nome mais notável ausente da categoria de Melhor Atriz – apesar de Barbie ter sido indicado em várias categorias, incluindo Melhor Filme. A diretora de Barbie, Greta Gerwig, também foi excluída da categoria de Melhor Diretor, mesmo com o filme sendo reconhecido em muitas outras categorias criativas (Canção Original, Roteiro Adaptado, Figurino, Direção de Arte). Também está causando polêmica o fato de Ryan Gosling, co-estrela de Robbie em Barbie, ter recebido uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante por interpretar Ken (a música “I’m Just Ken” de Ken também foi indicada), enquanto America Ferrera recebeu uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel.

Embora “Past Lives” tenha sido reconhecido na categoria de Melhor Filme e Roteiro Original, a roteirista e diretora Celine Song não foi indicada como diretora, e a estrela Greta Lee também foi deixada de fora da categoria de Melhor Atriz.

Por outro lado, Leonardo DiCaprio foi o único membro principal do elenco de “Killers of the Flower Moon” a ser excluído; Martin Scorsese (Melhor Diretor), Robert De Niro (Melhor Ator Coadjuvante), Lily Gladstone (Melhor Atriz) e o próprio filme (Melhor Filme) foram todos reconhecidos. Da mesma forma, Willem Dafoe, protagonista de “Poor Things”, foi esquecido na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto muitos de seus colegas de elenco (Emma Stone, Mark Ruffalo) e a equipe criativa (incluindo o diretor Yorgos Lanthimos) foram reconhecidos.

Leia Agora  Rick & Michonne: Tudo sobre a série The Walking Dead

A cerimônia do Oscar 2024 será transmitida no domingo, 10 de março, às 19h (horário de Brasília) no canal ABC.