Pular para o conteúdo

O poderoso look de Claire Underwood

Por Micheli Santos e Brennda Moura 
Avalie este artigo

Por Micheli Santos e Brennda Moura 

A personagem de Robin Wright virou ícone fashion. Mulheres do mundo inteiro se inspiram na musa de Washington.

Tom Broecker foi o primeiro estilista de Claire Underwood, ganhando duas indicações para o Costume Designers Guild Awards em 2013 pelo seu trabalho de criação para o casal mais poderoso das telas. O resultado foi uma série de peças da Prada, Zac Posen, Gucci, Narciso, Armani, sem desviar dos tons de preto, cinza e branco.

Claire Underwood, camisas e acessórios básicos mas poderosos para seu trabalho na ONG
Claire Underwood, camisas e acessórios básicos mas poderosos para seu trabalho na ONG

O look de Claire para seu trabalho na ONG, geralmente baseava-se em uma camisa oxford da Banana Republic, combinada com uma saia L’Wren Scott. Há uma cuidadosa escolha para os acessórios de Claire até hoje, que usa sempre itens práticos e atemporais. Normalmente, um relógio Cartier e um óculos com aro de tartaruga são suficientes para exprimir elegância e poder.

“A ideia, inicialmente, era para ser uma Lady Macbeth moderna. Suas roupas são completamente adaptadas, mas não de forma muito sensual, pois ela é esposa de um político. Ela tem uma boa aparência, mas não se destaca. Ela veste roupas para se proteger”, disse Tom Broecker.

Na segunda temporada, Tom divide o trabalho com Gersha Philips. A posição de esposa do vice-presidente deu também um upgrade aos looks de Claire. O vestido que Claire usa durante a entrevista ao vivo para a CNN, onde revela ter feito um aborto, é um Ralph Lauren com manga três quartos. Com um corte que lhe trouxe muita elegância, chamou tanta atenção quanto suas revelações.

O vestido Ralph Lauren usado na entrevista chamou tanta atenção quanto as revelações
O vestido Ralph Lauren usado na entrevista chamou tanta atenção quanto as revelações

Como Segunda Dama, o estilo de Claire tornou-se mais polido e um pouco mais leve que na primeira temporada. Mesmo seguindo o estilo camisa/saia, a personagem esbanjava classe pela Casa Branca.

Leia Agora  6ª temporada de House of Cards? Robin Wright reforça os rumores sobre a renovação!

A classe da Segunda Dama

A atual responsável pelo figurino poderoso de Claire Underwood é Kemal Harris, que também é estilista pessoal de Robin Wright.

Se engana quem pensa que a stylist se inspirou em outras primeiras-damas para compor o figurino de Claire. Até porque, convenhamos, a sra. Underwood está longe de ser uma primeira-dama convencional.

 “Você pode notar que Claire é muito mais como uma Princesa Diana contemporânea do que uma Jackie Kennedy”, disse a profissional em entrevista ao Women’s Wear Daily.

shot_01_085c_648
Kemal Harris e Robin Wright. Parceira começou antes de House of Cards

Ela buscou referências em personalidades como Lauren Bacall e Carolyn Bessette-Kennedy e assistiu à filmes como Relíquia Macabra e a A Costela de Adão para trazer influências da moda da década de 40.

Harris compartilha no seu perfil no instagram (@kemal_harris) suas inspirações e as peças já finalizadas.

https://www.instagram.com/p/BCdaxnCSnZk/?taken-by=kemal_harris

https://www.instagram.com/p/_CtGgKynTi/?taken-by=kemal_harris

 

“Ela é ferozmente determinada e ambiciosa e vai fazer o que for preciso para vencer. Estes traços de personalidade se relacionam diretamente ao seu estilo. Seu guarda-roupa é como ela é. Tudo é controlado e eficiente”, diz Kemal.

Parte do guarda roupa de Claire é feito sob medida, parte vem de cortesia de designers como Ralph Lauren, Alexander McQueen, Proenza Schouler e o restante é comprado em lojas de departamentos como Barneys, Banana Republic e Benrgdorf Goodman.  Mas tudo é perfeitamente ajustado para o corpo de Robin Wright.

2014-710379383-hoc_ps2_109_h_20140430

A estilista ressalta que foca na mensagem que a personagem está tentando passar. “E (na cena) quando faz um pronunciamento com Frank até surge um assessor que diz: ‘você precisa usar algo conservador’. Aí escolhemos o vestido creme”, diz.

A primeira dama aparece sempre sedutora e impecável. “Para a maioria das mulheres trabalhadoras, é realmente difícil sentir-se assim todas as horas do dia. Claire faz isso parecer tão fácil”, diz a estilista Harris. “Claire sabe o que funciona para que se sinta poderosa: uma saia lápis, saltos, blazer e uma blusa”.

Ralph Lauren criou um dos vestidos mais comentados de Claire na terceira temporada: o vestido prata que ela usou quando recebeu o presidente russo, Petrov (Lars Mikkelsen) para jantar na Casa Branca.

Leia Agora  As horas mais sombrias de House of Cards estão na temporada 6

Claire Underwood e o vestido prata By Ralph Lauren

“Esse vestido foi épico. Eu tinha esse vestido em mente para a Robin para outras coisas, mas quando li o roteiro do jantar, pensei na hora que tinha ser ele. Ela está sexy mas totalmente coberta na frente. Não há nada vulgar. Foi uma excelente combinação do que é a Claire nessa temporada, que é seu lado forte, manipulador e inteligente, mas feminino e vulnerável, dizendo coisas que normalmente não diria”, comenta Kemal.

ROUPAS QUE PARECEM ARMADURAS

“Parece aço”, disse Zoe, ao provar o vestido prateado que Claire usou durante um evento beneficente da sua ONG. A colocação da repórter parecer exagerada, mas faz todo sentindo se tratando de Claire Underwood. Johanna Argan, figurinista da  série, afirma que “a roupa é sua armadura, é como ela [Claire] se prepara para a batalha todos os dias”.

O "vestido de aço" da primeira temporada
O “vestido de aço” da primeira temporada
A armadura necessária para começar uma nova vida
A armadura necessária para começar uma nova vida

E quando Claire se despede de Francis? “Ali foi como um aceno às temporadas anteriores. Muito mais severa, não tão feminina, mais protegida, coberta, pronta para voltar a lutar”, explica Kemal Harris.

Uma das peças de mais destaque na 4ª temporada é um vestido marfim da Ralph Lauren, com detalhe plissado em torno do decote e saia rodada. Quando Claire está decidindo entre ele e uma versão em preto para usar durante o discurso de Frank no Estado da União, recebe um conselho típico de (sua) mãe: “Não use o marfim, mesmo com o seu corpo, ele vai acentuar todos os lugares errados”. Como toda boa filha, Claire escolheu o marfim.

Claire Underwood e o vestido marfim

Que lições as mulheres podem tirar, a partir do estilo de Clare Underwood?

Leia Agora  Power Rangers: Agora e Sempre | confira o trailer cheio de nostalgia

Pois a estilista Harris responde: “Descubra o que faz você se sentir forte e adapte ao seu ambiente. Pode ser um par de calças bem cortadas e uma gola polo, mas a melhor peça de cashmere que você puder pagar. Ao aceitar os seus traços mais marcantes, você não será apenas mais uma pessoa comum no seu trabalho”. Como a própria Claire diria, vista-se para o trabalho que você quer, não para o trabalho que você tem.