Pular para o conteúdo

Neil deGrasse Tyson critica física em Superman de 1978

Neil deGrasse Tyson critica física em Superman de 1978
Avalie este artigo

Neil deGrasse Tyson, o renomado astrofísico, expressou suas opiniões sobre o filme “Superman” de 1978, chamando-o de uma das obras com as leis da física mais irrealistas do cinema. Em uma entrevista, Tyson destacou uma cena icônica em que Superman voa ao redor da Terra para reverter o tempo. Para ele, essa ação é fisicamente impossível e teria consequências catastróficas na vida real.

Na cena em questão, Superman, após salvar Lois Lane de um terremoto causado por um míssil, decide voar ao redor do planeta para retroceder o tempo e impedi-la de morrer. Tyson argumenta que, na realidade, essa manobra resultaria na morte de bilhões de pessoas, pois a aceleração da Terra para fazê-la girar ao contrário provocaria tsunamis devastadores.

Ele comenta: “Se ele parasse a Terra, mataria um bilhão de pessoas, porque todos os oceanos se espalhariam pelos continentes. Isso em nome de salvar Lois.” Para Tyson, essa representa a violação máxima das leis da física em filmes de super-heróis.

Embora reconheça a gravidade da cena em “Superman”, Tyson sugere que um duelo entre Batman e Iron Man seria bem mais realista, já que ambos operam com base em tecnologia humana. No entanto, ele não hesita em afirmar que, nessa batalha, Iron Man sairia vitorioso. “Iron Man venceria Batman, porque ele conhece a ciência”, declarou.

O astrofísico também reforçou sua preferência por personagens de quadrinhos da Marvel ao afirmar que eles tendem a ter origens mais baseadas em conceitos científicos. Por exemplo, personagens como Homem-Aranha e Hulk possuem habilidades que são resultados de eventos científicos alegóricos, enquanto muitos heróis da DC, como Superman, frequentemente desafiam a lógica científica.

Leia Agora  "Novos jogos de PS2 para PS5 e PS4 já com desconto"

Tyson finalizou dizendo que, na batalha entre Marvel e DC, a Marvel leva a melhor em termos de representatividade científica, defendendo que essa valorização do conhecimento torna as histórias mais interessantes.

O filme “Speak No Evil” estreia nos cinemas no dia 13 de setembro de 2024.

Marcações: