Marianne Jean-Baptiste reuniu-se novamente com o cineasta Mike Leigh para trabalhar no filme “Hard Truths”, três décadas após a colaboração que a lançou ao estrelato em “Secrets and Lies”. Juntos, eles seguiram um caminho não convencional para criar tanto a personagem de Jean-Baptiste quanto a própria história do filme.
“Normalmente, a conversa inicial é: ‘Devemos trabalhar juntos novamente? Eu não sei sobre o que será, nem o que você vai interpretar, mas teremos um ótimo tempo'”, explicou Jean-Baptiste durante um painel sobre o filme no evento Contenders Film: Los Angeles.
Leigh solicita que seus atores tragam uma lista de pessoas reais que conhecem, e juntos eles vão reduzindo essa lista até chegarem a algumas opções. A partir daí, a criação de personagens se dá por meio de um trabalho aprofundado, onde cada atriz ou ator constrói um novo personagem inspirado em características e memórias desses indivíduos.
Jean-Baptiste observou que esse processo demonstrou que cada pessoa possui facetas fascinantes. “Toda pessoa no mundo tem algo interessante”, disse. “Você nem precisa conhecer bem, pode ser alguém que você vê todos os dias na padaria.”
Após a criação dos personagens e da narrativa, Leigh e os atores preenchem o mundo ao redor deles por meio da improvisação. Jean-Baptiste se dedicou a descobrir detalhes que influenciam sua personagem, Pansy Deacon, que possui uma atitude dificultosa e problemática em seus relacionamentos com os outros.
“Por exemplo, precisei encontrar a escola em Londres onde Pansy estudou, fazer uma pesquisa sobre a casa dela, para assim criar um universo paralelo para os personagens, mas com detalhes finos”, disse. “Criamos a escola, os amigos da escola, vizinhos, avós, tios, mães, tudo isso compõe a personagem mesmo que não apareçam no filme.”
A filmagem ocorre sem um roteiro, com os atores confiando em seus instintos e na visão geral de Leigh. “É quase como programar um robô para se comportar de uma maneira particular”, comparou a atriz. Contudo, todo o conteúdo e a profundidade que existem na mente da personagem ajudam a guiar a performance.
“Hard Truths” teve sua estreia no Festival de Cinema de Toronto e será lançado nos cinemas de Nova York e Los Angeles no dia 6 de dezembro, antes de ser exibido em outras localidades.
.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!