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Análise técnica de Red Dead Redemption para PC: o melhor jeito de jogar

Análise técnica de Red Dead Redemption para PC: o melhor jeito de jogar
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**Análise Técnica de Red Dead Redemption para PC: A Melhor Maneira de Jogar um Clássico**

Finalmente, Red Dead Redemption foi lançado para PC após uma conversão realizada pelo estúdio britânico Double Eleven. Passados 14 anos desde seu lançamento original, valeu a pena a espera? Neste artigo, exploramos as melhorias e a experiência de jogo, inclusive em hardware retro de PC.

Um aspecto importante desta versão para PC é a preservação do jogo. O PC é uma plataforma onde os jogos podem perdurar indefinidamente. Contudo, a primeira impressão em relação a este port não é das melhores. O jogo exige múltiplas camadas de DRM, com a necessidade de login na Steam e no lançador próprio da Rockstar, algo confuso, especialmente já que a versão não inclui o multiplayer original. Embora tenha confiança de que a Steam permanecerá no futuro, a permanência do lançador da Rockstar é incerta, complicando a vida útil do jogo.

Apesar dessas considerações, a execução técnica do jogo é sólida. Ele apresenta uma boa variedade de opções gráficas e uma rápida etapa de pré-compilação de shaders, sendo uma versão que utiliza DirectX 12. Embora DX12 pareça excessivo para um jogo originalmente desenvolvido com DX9, a ausência de problemas de compilação de shaders durante o jogo resulta em uma experiência suave.

Os controles de mouse e teclado estão adequados, mas a configuração exige cliques rápidos no botão de corrida para aumentar a velocidade ao andar ou montar. Essa exigência pode causar a aparição do pop-up de “Sticky Keys” em sistemas Windows, o que sugere que uma reconfiguração poderia ser mais apropriada. Apesar disso, a mira com o mouse é consideravelmente mais precisa do que no console, facilitando a execução de tiros que poderiam ser desafiadores com um controle.

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**Principais Melhores Recursos Gráficos:**
1. **Resoluções Arbitrárias:** Os jogadores podem escolher entre diferentes resoluções e taxas de aspecto, com suporte para até 144fps. Um mod permite desbloquear completamente a taxa de quadros, algo que deveria estar disponível por padrão, mesmo com avisos sobre possíveis problemas.

2. **Experiência Ultra-Wide:** Jogar em ultra-wide é fantástico, embora as cutscenes ocorram em 16:9. A estética do jogo se adapta bem a telas CRT, e é possível jogá-lo em 4:3 ou até 8K, embora isso seja mais vantajoso para o anti-aliasing, dado o limite na resolução de texturas e modelos.

3. **Sistema de Resolução Dinâmica:** Isso permite a escolha entre várias opções de upscaling e geração de quadros, além de escalabilidade para reduzir configurações e melhorar o desempenho em sistemas mais antigos.

4. **Melhoria na Qualidade das Sombras:** O port traz sombras de melhor qualidade, menos artefatos e mais estabilidade temporal, além de efeitos de pós-processamento de alta qualidade, incluindo motion blur.

**Desempenho do Jogo:**
O jogo roda a 4K e 60fps em uma RTX 4060, enquanto uma RTX 4090 pode alcançar até 8K com DLAA, variando entre 80 a 110fps. O desempenho é, na verdade, mais limitado pela CPU em configurações ultra, devido às altas distâncias de visão, levando processadores modestos, como o Ryzen 5 3600, a ter quedas de fps em áreas com alta densidade de objetos.

Testes em hardware contemporâneo de 2010, como o GTX 570 e o Core 2 Duo E6600, mostraram que o port tem dificuldades em rodar suavemente, com tempos de carregamento longos e taxas de quadros insatisfatórias. Isso sugere que, embora Red Dead Redemption tenha sido desenvolvido para consoles de sua época, o port para PC não se adapta bem a configurações antigas.

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Alguns problemas visíveis em hardware moderno incluem uma reprodução de cor diferente em relação à versão de console e falta de iluminação em algumas cenas. Implementações de HDR também são consideradas insatisfatórias, similar ao que foi visto em Red Dead Redemption 2.

Por fim, o preço de US$ 50 pode parecer alto após 14 anos, mas é justificável em virtude das melhorias em desempenho e adições gráficas que tornam a experiência aprazível tanto em hardware de alto quanto de baixo desempenho. Apesar das dificuldades de uso com o lançador da Rockstar, este é o melhor lançamento do jogo disponível e merece ser jogado, especialmente por aqueles que amam a série ou perderam a versão original.