Pular para o conteúdo

A Trágica Decisão: O Fim de Earthblade Após Quatro Anos de Luta

A Trágica Decisão: O Fim de Earthblade Após Quatro Anos de Luta
Avalie este artigo

O estúdio Extremely OK Games, conhecido por criar o aclamado jogo de plataforma Celeste em 2018, anunciou o cancelamento de seu projeto Earthblade, definido como um jogo de “exploração e ação 2D”. A decisão foi descrita como um “grande, doloroso e, ao mesmo tempo, aliviador fracasso”.

Earthblade foi revelado pela primeira vez em 2021, quando intercalou arte atmosférica com uma prévia musical. Um ano e meio depois, o estúdio fez a apresentação completa do jogo, que prometia uma experiência envolvendo combate e exploração, onde um “enigmático filho do Destino retornava finalmente à Terra”. A expectativa inicial era de lançamento em 2024, mas em março do ano passado, o estúdio já havia comunicado que a data seria adiada, embora tenha garantido que o progresso do desenvolvimento não havia estagnado.

Recentemente, em uma postagem detalhada no site do estúdio, a diretora Maddy Thorson compartilhou os desafios que levaram ao cancelamento do projeto. Um dos principais fatores foi uma “discussão sobre os direitos de propriedade intelectual de Celeste”, que acabou resultando na saída de um dos membros fundadores, Pedro Medeiros, do projeto Earthblade. Thorson esclareceu que, apesar de a separação ser dolorosa, ela proporcionou clareza à equipe sobre o destino do jogo.

Thorson mencionou que a equipe percebeu que o trabalho no jogo se transformou em um fardo. “A pressão para entregar algo maior e melhor após o sucesso de Celeste é em grande parte o porquê de estarmos tão exaustos”, afirmou. No entanto, ela enfatizou que não se pode atribuir culpa a Medeiros pela situação.

Com o cancelamento de Earthblade, outros membros da equipe também decidiram se afastar do projeto. Contudo, Thorson e Berry planejam implementar as lições aprendidas, voltar a projetos de menor escala e redescobrir a alegria do desenvolvimento de jogos, buscando uma abordagem mais leve. “Estamos felizes em retornar às nossas raízes”, concluiu Thorson.

Leia Agora  Morre Renauld White, Ator de 'Guiding Light' e Modelo Pioneiro, aos 80 anos

Essa reviravolta na trajetória do estúdio nos lembra que nem sempre o caminho do desenvolvimento de jogos é fácil, e é essencial encontrar um equilíbrio que traga satisfação e alegria ao processo criativo.