Pular para o conteúdo

Tekken 8: O Rei Está de Volta

Tekken 8: O Rei Está de Volta
Avalie este artigo

Análise de Tekken 8: O Rei Voltou

Os jogos de luta estão em um ótimo momento agora, com muitas franquias retornando com novos lançamentos no ano passado, e agora um dos grandes concorrentes está de volta, pois Tekken 8 finalmente chegou. Tekken é uma das principais franquias de jogos de luta para as quais os fãs têm se voltado ao longo dos anos, pois ajudou a popularizar ainda mais as lutas em 3D em geral. Mas, por mais que tenha dominado o topo para muitos jogadores, também pode ser um pouco alienante para jogadores inexperientes; um aspecto da franquia que se tornou mais complicado ao longo dos anos com o avanço de seus sistemas de jogabilidade.

Embora possa não parecer, pois Tekken 7 tem sido o lutador dominante na cena há muito tempo, passaram quase dez anos desde o último lançamento numerado da franquia. Isso significa quase dez anos de evolução e experimentação nos jogos de luta, e quase dez anos de esperança de ver um Tekken que aproveite as dicas e truques aprendidos por outras franquias para evoluir de sua própria maneira. Felizmente, Tekken 8 faz exatamente isso. Tekken 8 é, sem dúvida, o Tekken que possui o melhor visual e jogabilidade de todos.

Tekken 8 é o primeiro da franquia nos consoles modernos e o primeiro a utilizar o Unreal Engine 5. Todas essas primeiras vezes também influenciam a abordagem deste novo lançamento como um todo. Ele foi construído pensando nos jogadores iniciantes que podem nunca ter experimentado Tekken antes, e Tekken 8 certamente causa uma ótima primeira impressão neles ao ajudá-los a entender como o jogo é jogado. Existem muitas opções para melhorar no jogo, o que é especialmente importante devido à natureza técnica de Tekken. Embora seja o oitavo jogo da série e seja tratado como tal, Tekken 8 se sente especialmente acolhedor.

Leia Agora  Reba McEntire se emociona ao ver William Alexander, ex-cantor do Kidz Bop, em 'The Voice' (VÍDEO)

Tekken 8 tem um modo história expandido que parece ser o maior já visto na franquia. Contando a história de Jin ao longo de vários capítulos (com algumas oportunidades para experimentar outros membros do elenco), essa experiência dura algumas horas e pode se tornar bem difícil no final. A história começa logo após o final de Tekken 7, quando Kazuya está expandindo seu poder após a derrota de Heihachi, e Jin está tentando abraçar totalmente o poder do Devil Gene dentro dele para derrotar essa ameaça. Não é uma trama muito complicada, mas também é algo com o qual novos jogadores podem se envolver sem problemas reais.

Ele tem grandes revelações, novas formas e batalhas explosivas de estilo anime que os fãs de longa data vão adorar, mas ao mesmo tempo, sua apresentação impressionante e história grandiosa certamente atrairá novos jogadores. É também uma ótima maneira de se acostumar com a jogabilidade de Tekken 8, e há outras ótimas opções para um jogador novo expandir suas habilidades. A maior delas é o Arcade Quest, que é uma espécie de modo história independente que desafia os jogadores a criar um avatar para levá-lo por uma série de localidades de arcade para subir nas fileiras dos melhores jogadores de Tekken.

É construído para ser especialmente amigável para iniciantes, pois você pode desafiar oponentes cada vez mais difíceis e escolher qualquer um dos personagens para aprimorar suas habilidades. Esse sentimento acolhedor permeia todo o pacote, com o retorno de minijogos como o Tekken Ball e, o mais importante, com a introdução do sistema de calor e estilo especial. O sistema de calor é a mudança mais perceptível na jogabilidade de Tekken 8, pois, embora tenha havido muitos ajustes menores nos personagens do elenco, o sistema de calor é uma grande adição que pode realmente nivelar o campo em lutas tensas.

Leia Agora  Os Vampiros são Realmente Assustadores neste Filme com Josh Hartnett

O sistema de calor é um medidor especial que pode ser ativado com um botão (ou usando movimentos específicos em combos) e oferece certos benefícios por um curto período de tempo. Isso não apenas dá acesso a alguns movimentos diferentes para certos personagens, mas também causa dano de bloqueio. A maior adição é o Hit Smash, que é um movimento poderoso que usa o restante do medidor de calor para causar um grande dano. Se você o tiver ativo, conectar com um Hit Smash e, em seguida, realizar um Rage Arts (que é um super movimento disponível quando sua saúde cai abaixo de um certo ponto), pode trazer um final diferente para uma luta que seu oponente não esperaria.

É ótimo ver que tanta atenção foi dedicada ao conteúdo para um jogador para ajudar os novos jogadores a se adaptarem, pois Tekken 8 ainda é tão técnico quanto a franquia sempre foi. Embora a execução de certos movimentos seja um pouco mais fácil do que antes, e o tempo necessário para manter combos e juggles em andamento seja menos restritivo, Tekken 8 corre o risco de parecer inacessível devido à grande quantidade de personagens, que todos jogam de maneira diferente. Isso é uma das maiores forças do jogo devido à variedade, mas também pode parecer assustador ao se deparar com o número de combatentes disponíveis.

Ainda assim, esse é um ótimo problema para se ter, e Tekken 8 faz o melhor possível para facilitar esse processo (embora nem sempre seja bem-sucedido). O estilo especial é a segunda das grandes adições que ajudam a aliviar o medo de não ser tecnicamente habilidoso. É um modo que você pode alternar com um único pressionar de botão durante as lutas, dando acesso a um número definido de combos que mostram alguns dos movimentos mais legais com ativações de botão único. É como os estilos de jogo mais acessíveis vistos no recente Street Fighter 6, mas pode ser ativado e desativado sempre que desejado, em vez de ser um estilo no qual você está preso em uma determinada luta.

Leia Agora  Final de True Detective confunde? Momento chave da primeira temporada esclarece.

É uma ótima opção a ser utilizada sem nunca parecer uma possível muleta que possa impedir alguém de se aprofundar ainda mais. Isso é Tekken 8 como um todo. Tanto dele é tão acolhedor que existem muitas opções para batalhas em um único jogador, e se você dedicar tempo suficiente, eventualmente ganhará confiança para enfrentar o desafio online. Mas, assim como outros jogos de luta, será necessário aprimorar suas habilidades. A força de todas essas opções potenciais será testada após o lançamento, mas até agora, Tekken 8 é o melhor que Tekken já foi.

Classificação: 4 de 5

Tekken 8 será lançado em 26 de janeiro no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Um código foi fornecido pelo editor para fins desta análise, e o jogo foi analisado em um PlayStation 5.