Pular para o conteúdo

20 Filmes Não-Convencionais de Empoderamento Feminino

20 Filmes Não-Convencionais de Empoderamento Feminino
Avalie este artigo

Há muito tempo, os filmes tradicionalmente retrataram mulheres em papéis de apoio ou como “donzelas em perigo”, especialmente nos filmes mais antigos. No entanto, esse estereótipo tem sido desafiado com mais frequência nas últimas décadas e vários filmes recentes têm quebrado esse teto de vidro ao criar representações impressionantes da força feminina.

Aqui estão 20 filmes de “girl power” que fogem dos padrões tradicionais e trazem uma abordagem não convencional para o empoderamento feminino.

1. “Mad Max: Fury Road” (2015) – Neste filme de ação pós-apocalíptico, a personagem Furiosa, interpretada por Charlize Theron, lidera uma missão para salvar um grupo de mulheres escravizadas.

2. “Kill Bill: Volume 1” (2003) – Uma noiva em busca de vingança, interpretada por Uma Thurman, luta contra uma série de adversários poderosos.

3. “The Handmaiden” (2016) – Este drama sul-coreano retrata a história de uma jovem que se envolve em um plano para enganar um homem rico.

4. “A League of Their Own” (1992) – Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de mulheres forma uma liga de baseball feminino, provando que as mulheres podem competir no mundo dos esportes.

5. “Thelma & Louise” (1991) – As protagonistas deste filme enfrentam uma série de desafios enquanto estão em fuga da lei.

6. “Bend It Like Beckham” (2002) – Uma jovem indiana desafia as expectativas de sua família ao perseguir seu sonho de se tornar uma jogadora profissional de futebol.

Leia Agora  Assista ao novo trailer da segunda temporada de Solo Leveling!

7. “The Hunger Games” (2012) – Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence, luta pela sua sobrevivência em uma competição mortal transmitida para todo o país.

8. “Wonder Woman” (2017) – A princesa Diana, interpretada por Gal Gadot, se torna a icônica super-heroína, mostrando sua força e coragem numa guerra mundial.

9. “Lady Bird” (2017) – Esta comédia-dramática acompanha a adolescência de uma jovem e seu relacionamento com sua mãe.

10. “Alien” (1979) – Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, enfrenta uma criatura alienígena aterrorizante nesta franquia de filmes de ficção científica.

11. “Miss Congeniality” (2000) – Uma agente do FBI, interpretada por Sandra Bullock, assume o disfarce de uma concorrente de um concurso de beleza para investigar ameaças.

12. “Brave” (2012) – Merida, uma jovem princesa, desafia as tradições e luta pela sua própria liberdade em busca do seu destino.

13. “Hidden Figures” (2016) – Baseado em eventos reais, esse filme conta a história de mulheres afro-americanas que foram fundamentais para a NASA durante a Corrida Espacial.

14. “Winter’s Bone” (2010) – A personagem principal, interpretada por Jennifer Lawrence, embarca em uma jornada perigosa para encontrar seu pai desaparecido.

15. “Girl, Interrupted” (1999) – Este filme retrata a vida de uma jovem mulher internada em um hospital psiquiátrico e sua luta para encontrar seu lugar no mundo.

16. “Persepolis” (2007) – Baseado em uma história em quadrinhos, este filme de animação mostra a jornada de uma jovem iraniana durante a Revolução Islâmica.

17. “Black Swan” (2010) – Uma bailarina, interpretada por Natalie Portman, enfrenta uma jornada intensa e autodestrutiva em busca da perfeição.

Leia Agora  Atriz veterana de "The Handmaid’s Tale" é promovida antes da última temporada

18. “Million Dollar Baby” (2004) – Uma jovem boxeadora, interpretada por Hilary Swank, desafia os estereótipos de gênero e luta para alcançar seus sonhos no ringue.

19. “Mulholland Drive” (2001) – Este filme misterioso segue a história de uma aspirante a atriz que se envolve em um mundo de ilusões e traições em Hollywood.

20. “Erin Brockovich” (2000) – Baseado em uma história real, este filme retrata a luta de uma mulher determinada para obter justiça contra uma grande empresa.

Esses 20 filmes oferecem uma perspectiva não convencional do movimento “girl power” e desafiam as noções tradicionais de feminilidade, mostrando personagens femininas fortes e inspiradoras. Cada um desses filmes oferece um retrato único da força feminina e prova que as mulheres podem ser protagonistas de suas próprias histórias empoderadoras.