Yasujirō Ozu é um dos diretores mais influentes e respeitados da história do cinema japonês. Com um estilo único, cercado de simplicidade e sutileza, Ozu conquistou um feito notável: 13 de seus filmes obtiveram 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Entre os filmes que alcançaram esse status, destacam-se três obras fundamentais da famosa trilogia Noriko, produzida nas décadas de 1940 e 1950. Essa verdadeira obra-prima cinematográfica inclui “Late Spring”, “Early Summer” e “Tokyo Story”, todos centrados na personagem Noriko, interpretada pela atriz Setsuko Hara. Além disso, outras obras como “A Story of Floating Weeds”, “Early Spring”, “I Was Born, But…”, “Late Autumn”, “Record of a Tenement Gentleman”, “The End of Summer”, “There Was a Father” e “Tokyo Twilight” também fazem parte dessa lista de excelência. Outras duas produções são “The Lady and the Beard” e “Walk Cheerfully”, que possuem 100% na pontuação de audiência, mas não têm pontuação no Tomatômetro devido à falta de críticas suficientes.
Os filmes de Ozu são frequentemente comentados pela sua semelhança temática e estilística, o que permite perceber as sutilezas que tornam cada obra única. Seus trabalhos exploram o cotidiano japonês, com foco nas dinâmicas familiares e nos conflitos geracionais. Esses conflitos muitas vezes resultam em tensões emocionais, que são tratadas com delicadeza e profundidade.
Um dos motivos pelo qual o estilo de Ozu é tão eficaz é sua abordagem visual distinta. Ele costumava utilizar uma câmera estável e meticulosamente enquadrada, permitindo que o público se sentisse imerso na vida cotidiana de seus personagens. Seu uso do “tatami shot” – uma perspectiva baixa e frontal, simulando o ponto de vista de alguém sentado em um tatami – ajuda a transportar o espectador aos lares japoneses da época, enfatizando a simplicidade e a beleza de suas narrativas.
As produções de Ozu não visam satisfazer a necessidade imediata do público por ação e drama. Ao invés disso, seu ritmo medido e suas interações sutis entre personagens requerem uma atenção especial, e aqueles que se envolvem profundamente com suas histórias costumam encontrar um rico retorno emocional.
Os filmes de Ozu incluem:
1. **Tokyo Story (1953)**: Um drama que explora as relações familiares e as expectativas entre gerações, retratando um retrato tocante da vida no Japão pós-guerra.
2. **Late Spring (1949)**: Focado na personagem Noriko, a narrativa examina as pressões sociais sobre a mulher e o conceito de casamento.
3. **Early Summer (1951)**: Uma história que também toca nas expectativas familiares e no papel da mulher na sociedade japonesa.
4. **A Story of Floating Weeds (1934)**: Uma reflexão sobre a vida de artistas de rua e as complexidades dos relacionamentos.
5. **Early Spring (1956)**: Abordando as pressões sociais e o amor em um contexto urbano moderno.
6. **I Was Born, But… (1932)**: Uma comédia que mostra a vida e os sonhos de crianças e suas interações com o mundo adulto.
7. **Late Autumn (1960)**: Um drama sobre o luto e a busca por amor em meio a circunstâncias desafiadoras.
8. **Record of a Tenement Gentleman (1947)**: Uma crítica social disfarçada de um conto sobre a vida nas favelas de Tóquio.
9. **The End of Summer (1961)**: Uma exploração das dinâmicas familiares e do passado.
10. **There Was a Father (1942)**: Retrata o relacionamento entre pais e filhos através dos desafios da vida.
11. **Tokyo Twilight (1957)**: Uma análise profunda das relações familiares, lidando com temas de perda e arrependimento.
As obras de Yasujirō Ozu são um verdadeiro tesouro da filmografia mundial e continuam a ressoar com o público contemporâneo, sendo um testemunho de sua visão artística e habilidade narrativa.
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