Pular para o conteúdo

Xbox Series X recebe atualização secreta para desempenho aprimorado

Xbox Series X recebe atualização secreta para desempenho aprimorado
Avalie este artigo

Os fãs do Xbox que estavam esperando para comprar um novo console podem ter uma grata surpresa: os mais recentes modelos do Xbox Series X, lançados em 21 de outubro de 2024, trazem um upgrade secreto que não estava presente nas versões anteriores. Os consoles disponíveis são o Xbox Series X – 1TB Digital Edition na cor Robot White e o Xbox Series X – 2TB Galaxy Black Special Edition. Esses novos modelos oferecem vantagens que os primeiros modelos não possuem.

Diferenças mais perceptíveis se resumem ao tamanho do armazenamento e a cor, mas o que realmente importa são os componentes internos. Enquanto as versões anteriores do Xbox Series X eram equipadas com um chip de 7nm, os novos modelos estão utilizando um chip de 6nm. Essa mudança pode parecer pequena, mas tem implicações significativas no desempenho do console. Em teoria, o chip de 6nm consome menos energia, gera menos calor e, consequentemente, exige menos resfriamento. Isso é um fator importante, já que o superaquecimento tem sido uma preocupação em algumas consoles da linha Xbox.

Embora ainda não se saiba se essas melhorias serão perceptíveis para os consumidores, é claro que as mudanças estão alinhadas com a tendência comum na indústria de consoles, onde as revisões de hardware visam eficiência e redução de custos ao longo da geração. Essa informação pode surpreender muitos fãs, especialmente porque a Microsoft não fez propaganda a respeito dessa atualização.

Para mais detalhes sobre o Xbox Series X e suas novidades, você pode ver este vídeo.

Além disso, a expectativa é que essa nova abordagem na fabricação se mantenha nos próximos lançamentos de consoles da Microsoft, a menos que uma escassez de chips de 7nm tenha realmente influenciado essa decisão de forma pontual, o que parece improvável. Portanto, os consumidores que adquirirem os novos modelos do Xbox Series X podem esperar um desempenho mais eficiente e duradouro à medida que mais jogos exigem cada vez mais dos consoles.

Marcações: