Warren Spector, criador de Deus Ex, trouxe à tona uma interessante reflexão sobre como a percepção de seu icônico jogo de RPG cibernético poderia ser diferente se fosse lançado hoje. Ele sugere que “se alguém fizesse Deus Ex hoje”, esse jogo “poderia ser visto como um documentário”, abordando suas temáticas sobre um mundo distópico e facções malignas lutando pelo controle.
Em uma entrevista, Spector comentou sobre a evolução do mundo e do design de jogos nos 25 anos desde a estreia de Deus Ex. Ele expressou que não recriaria o jogo da forma como foi feito em 2000, quando poderia ser interpretado como uma fantasia crível. Naquela época, questões como o Y2K, o surgimento da inteligência artificial, teorias da conspiração, o aumento do terrorismo e os primeiros passos da bioengenharia e da tecnologia de aumento humano estavam em evidência. Spector enfatizou que havia uma necessidade clara de abordar essas questões reais na criação do jogo.
Caso tivesse a chance de retornar à série, Spector consideraria explorar preocupações mais contemporâneas e relevantes. Ele também comentou sobre a decisão da Embracer Group de cancelar um novo jogo da franquia Deus Ex, que estava em desenvolvimento na Eidos Montreal há cerca de dois anos, como parte de uma reestruturação e medidas de contenção de custos.
“Realmente não sei por que a Embracer decidiu abandonar a franquia Deus Ex, pelo menos por enquanto,” disse Spector. Para ele, a abordagem de gameplay ainda é pertinente, mas a narrativa e o contexto necessitam de atualizações.
Spector também tem se mantido afastado de novos projetos relacionados a Deus Ex e destacou sua indisponibilidade para trabalhar em um terceiro jogo da série, apesar das notícias de que o projeto seria retomado.
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