Pular para o conteúdo

Warner Bros em apuros: a polêmica do áudio de Charlie the Unicorn

Warner Bros em apuros: a polêmica do áudio de Charlie the Unicorn
Avalie este artigo

Recentemente, Jason Steele, o criador do famoso curta “Charlie, the Unicorn”, expressou sua insatisfação com a Warner Bros. por supostamente usar uma gravação de seu vídeo viral em uma propaganda do jogo MultiVersus, sem a devida autorização. Este anúncio, que foi rapidamente retirado das redes sociais, apresentava uma nova skin chamada “Unicorndog” e contava com áudio que, segundo Steele, foi retirado diretamente de sua obra original.

Steele se manifestou em suas redes sociais, destacando que, embora aceitasse o uso de seu trabalho em projetos não comerciais, esse caso era diferente. “MultiVersus é um jogo da Warner Bros., uma empresa com uma receita anual de cerca de 40 bilhões de dólares. Aqui estão eles usando meu trabalho, sem minha autorização, para promover seu jogo”, afirmou.

No mesmo contexto, falou sobre como já tinha permitido anteriormente o uso de suas artes em projetos menores e não comerciais, como vídeos no YouTube e alertas no Twitch. “Eu nunca processaria um indivíduo por usar clipes do meu trabalho para algo como um vídeo no YouTube ou TikTok. As pessoas deveriam ter a liberdade de usar e remixar a arte!”, disse. Ele mencionou que referências à sua obra em projetos de grandes empresas eram aceitáveis dentro das leis de uso justo, mas o uso direto de áudio sem autorização não se enquadrava nessa categoria.

Steele também expressou sua compreensão de que o erro pode ter sido cometido por um funcionário menosprezado da equipe de mídia da Warner Bros. e não diretamente pela alta administração da empresa. “Eu percebo que não foi o CEO da Warner Bros. que pegou meu áudio pessoalmente. Foi provavelmente um integrante da equipe de mídia, mas a Warner Bros. é quem lucra e deveria ter dado a esse time o orçamento necessário para licenciar corretamente os materiais para suas campanhas de mídia social”, concluiu.

Leia Agora  O DCU Tem a Chance de Esclarecer Seu Cânone em Breve

Essa polêmica acontece em um momento em que o MultiVersus, desenvolvido pela Player First Games, tem enfrentado uma trajetória de desenvolvimento cheia de desafios desde seu beta aberto em 2022. Em um contexto mais amplo, a Warner Bros. tem buscado se reposicionar no mercado, focando em títulos gratuitos e mobile, enquanto mantém seu histórico de estratégias controversas em torno do desenvolvimento de jogos.

Se você ficou curioso sobre como esse imbróglio se desenrolará, vale a pena acompanhar as atualizações sobre como a Warner Bros. lidará com a situação em meio a um panorama de desenvolvimento de jogos que continua a evoluir rapidamente.