Pular para o conteúdo

‘Vingadores: Guerra Infinita’ é o melhor filme da Marvel?

Crítica do mais novo lançamento da Marvel Studios em comparativo com seus outros lançamentos. Texto para debate, então deixem suas opiniões.
Avalie este artigo

ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS, LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

Acabou a espera! ‘Vingadores: Guerra Infinita‘ está entre nós e já vem batendo recordes e recordes de bilheteria pelo mundo. Mas afinal, será que nesses 10 anos de universo cinematográfico da Marvel e 19 filmes, Guerra Infinita é o melhor de todos?

Primeiramente, essa é uma decisão extremamente particular, vou usar alguns argumentos, mas sintam-se livres para deixar a opinião de vocês também, tratem esse texto como um debate.

Não dá para negar que este é o filme mais grandioso da Marvel, aqui são usados quase todos os personagens apresentados no decorrer desses 10 anos. Uma proposta ousada, tendo em vista que é dificílimo trabalhar com vários protagonistas em tela, e além do mais ainda desenvolver o vilão.

Thanos é disparadamente o melhor vilão que a Marvel já nos apresentou. Tanto em questão de força, quanto em desenvolvimento. Logo no começo do filme temos uma amostra de toda a sua imponência na luta contra o Hulk e no assassinato do Loki, mas além disso, ele não é simplesmente aquele vilão que quer destruir o universo porque é poderoso, ele nos apresenta a forma como ele pensa e faz a gente entender a visão dele.

O tom do filme é ótimo, Os irmãos Russo conseguem dosar isso com maestria aqui. Temos várias personalidades diferentes e todas elas conseguem ser fiéis ao que já foi apresentado. Os momentos engraçados funcionam em 90% do filme, mesmo ele tendo uma forte carga dramática. São poucas as piadas que não funcionam muito bem. As que mais me incomodaram foram as piadinhas do Thor logo após perder o irmão.

Leia Agora  'Vingadores: Guerra Infinita' ultrapassa 'Jurassic World' e se torna a quarta maior bilheteria da história

O filme tem alguns problemas de ritmo, não por ficar cansativo, mas pela quebra entre os vários núcleos que o dão um tom meio novelesco. O segundo ato principalmente, acaba ficando um pouco quebrado demais. Mas é um problema compreensível, pelo excesso de personagens em tela.

Tecnicamente, Guerra Infinita é um espetáculo. O CGI é maravilhoso, as cenas de ação são empolgantes, a fotografia, a trilha sonora, a direção de arte, tudo é muito bem feito. O 3D do filme achei desnecessário, não tem nada de extraordinário.

Esse deve ser o único filme da Marvel onde você sente peso nas ações dos personagens e sente um real medo de perdê-los. Não só pelo Thanos, mas também os seus seguidores conseguem ser ameaçadores. No entanto, eu não achei um filme tão corajoso assim em relação a morte de protagonistas. Seria uma decisão muito corajosa se eles deixassem os personagens que viraram poeira no final do filme realmente mortos, mas sabemos que isso não vai acontecer e vão arrumar uma maneira de reverter isso, até porque já temos sequências anunciadas para personagens que desapareceram ali.

No geral, eu acho que ‘Guerra Infinita’ é o filme com mais momentos épicos de todo o MCU, mas ele como um todo não é o melhor pois existem filmes mais bem organizados narrativamente falando, como os primeiros Vingadores e Guardiões da Galáxia. Mas ainda assim, é um grande filme e vai marcar toda uma geração e vai ser sempre lembrado por sua grandiosidade. Que venha o Vingadores 4!