Pular para o conteúdo

Vasco Rossi vive a experiência do futuro em robotaxi em LA

Vasco Rossi vive a experiência do futuro em robotaxi em LA
Avalie este artigo

Vasco Rossi, o famoso cantautor italiano, teve a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, um robotaxi em Los Angeles. Durante sua viagem à cidade, ele se aventurou em um veículo autônomo da Waymo, que se destaca entre as opções de transporte que estão se tornando populares em algumas cidades dos Estados Unidos, como San Francisco e Los Angeles.

O músico compartilhou sua experiência em dois vídeos na internet, onde ele é visto dentro do taxi, primeiramente sentado no lado do passageiro e depois no banco de trás, enquanto o carro se dirige sozinho. Ele comentou: “Não há truque, não há engano. É a máquina que dirige sozinha, sem motorista. Você chama pelo aplicativo no celular: é o futuro.” Ele mesmo brincou ao dizer que estava a caminho com um “amigo imaginário” e elogiou a experiência com um “10+”.

Após a divulgação dos vídeos, a reação do público foi mista; muitos se divertiram, enquanto outros se mostraram críticos em relação aos transportes autônomos. Para esclarecer sua posição, Vasco afirmou: “Não disse que apoio os carros sem motorista! Experimentei um e fiz uma breve descrição da minha experiência”.

Os robotaxis são veículos tecnológicos que representam o futuro da mobilidade. A Waymo lançou seus primeiros robotaxis em junho de 2024 em San Francisco e logo expandiu para outras cidades, como Los Angeles. Esses veículos operam 24 horas por dia e são compostos por carros elétricos Jaguar, cada um avaliado em aproximadamente 200.000 dólares.

O serviço é acessado por meio do aplicativo Waymo One, que funciona de forma similar ao Uber. Ao inserir a localização desejada, o carro navega automaticamente pelas ruas. O sistema é capaz de identificar ônibus, semáforos, pedestres, e sinalizações, garantindo uma viagem segura.

Leia Agora  Confira o que chega no mês de Fevereiro na Netflix

A tecnologia que impulsiona os robotaxis inclui inteligência artificial, sensores LIDAR, radar e GPS, permitindo uma navegação autônoma eficiente e a redução dos custos operacionais, já que não é necessária a presença de um motorista. Mesmo assim, cada carro é monitorado remotamente para lidar com qualquer emergência.

O sucesso dos robotaxis nos Estados Unidos cresceu rapidamente. Entre maio e agosto de 2024, as corridas semanais da Waymo duplicaram, passando de 50.000 para 100.000, impulsionadas pelo aumento no número de usuários em cidades como Phoenix e Los Angeles. A empresa planeja expandir seus serviços para Austin, Texas, e Atlanta, além de já ter arrecadado 5,6 bilhões de dólares para expandir a frota e incluir novos veículos elétricos da Hyundai.

Sundar Pichai, CEO da Alphabet, expressou seu otimismo em relação ao futuro dos robotaxis, destacando que a empresa está proporcionando um milhão de quilômetros rodados semanalmente em total autonomia, gerenciando mais de 150.000 corridas pagas. A segurança continua sendo uma prioridade, mas a empresa está também focada em expandir e testar novos modelos para melhorar o serviço.