Pular para o conteúdo

Transformers alcança milênio de bilheteira, mas animação decepciona

Transformers alcança milênio de bilheteira, mas animação decepciona
Avalie este artigo

A franquia Transformers alcançou um marco significativo ao ultrapassar a marca de 5 bilhões de dólares em receita global nas bilheteiras. Iniciada em 2007, essa coleção de filmes, que ignora o longa-metragem de animação original de 1986, continua sendo um ativo valioso para a Paramount Pictures.

Recentemente, o filme Transformers One, a mais recente tentativa da Paramount de replicar o sucesso de animações como “Spider-Man: No Aranhaverso”, obteve uma abertura fria, arrecadando cerca de 40 milhões de dólares até agora. Com um orçamento estimado entre 75 e 150 milhões de dólares, a estreia de 25 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos levanta preocupações, especialmente para uma franquia tão reconhecível. Apesar disso, a Paramount não deve desistir da franquia, dada sua importância econômica.

Até esta semana, os ganhos globais acumulados da franquia Transformers totalizam 5,325 bilhões de dólares, dos quais 1,765 bilhão vieram de cinemas domésticos. O filme de animação de 1986, “Transformers: The Movie”, permanece como o menos lucrativo da série, com cerca de 6 milhões de dólares. Porém, a franquia se tornou uma potência de bilheteira após a estreia do primeiro filme live-action dirigido por Michael Bay, que comandou cinco longas da série antes de se afastar. “Transformers: A Era da Extinção” é o filme mais lucrativo da franquia, acumulando 1,12 bilhões de dólares.

Uma novidade em relação ao futuro da franquia é um crossover entre Transformers e G.I. Joe que está em desenvolvimento. “Transformers: O Último Cavaleiro” teve um desempenho abaixo do esperado, arrecadando apenas 600 milhões de dólares com um orçamento superior a 200 milhões. O filme “Bumblebee”, dirigido por Travis Knight, foi um sucesso, com um faturamento de mais de 460 milhões de dólares ao redor do mundo e se tornando o primeiro filme da série a receber críticas extremamente positivas. O recente “Transformers: O Despertar das Bestas” fez 440 milhões de dólares, reforçando a ideia de que a franquia ainda possui apelo.

Leia Agora  Origem do famoso discurso icônico de Ochaco revelado pelo criador de My Hero Academia

O projeto mais recente, “Transformers One”, começou sua produção há quase uma década, com o diretor Josh Cooley assumindo as rédeas em 2020. O longa-metragem, que estreia em 20 de setembro de 2024, foi bem recebido pela crítica, com uma aprovação de 88% no Rotten Tomatoes e um impressionante 98% de audiência. O enredo do filme se concentra na história de Optimus Prime e Megatron em seus primeiros anos, aprofundando-se na guerra em seu planeta natal, Cybertron.

Elenco de “Transformers One”:
– Chris Hemsworth
– Brian Tyree Henry
– Scarlett Johansson
– Keegan-Michael Key
– Steve Buscemi
– Laurence Fishburne
– Jon Hamm

O filme promete trazer novos elementos à franquia, ao mesmo tempo em que olha para as origens dos personagens icônicos.

Marcações: