/Top 10 | Os grandes frontmans do rock

Top 10 | Os grandes frontmans do rock

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

Dar o título de melhor ou maior frontman no rock é como coroar alguém o rei do rock and roll. Há tantos fatores que determinam o maior homem da frente (ou mulher). Mas, no entanto, como o Highlander, só pode haver um.

O que faz um vocalista o melhor vocalista do rock? É o cantor de rock com a melhor presença de palco ou ser o frontman da melhor banda ao vivo da história do rock automaticamente o impulsiona para o topo da lista dos melhores vocalistas do rock? Ser um dos maiores cantores de todos os tempos te dá o título de maior vocalista? Estas são perguntas difíceis, e formular uma lista com esse tema é mais difícil ainda; muitos nomes ficarão de fora. Mas chega de papo, e vamos a lista:

10 – Brian Johnson – AC/DC

Brian Johnson (Gateshead, 5 de outubro de 1947) entrou no AC/DC em 1980, meses após a morte do lendário Bon Scott. Havia a pressão de fazer um bom disco com sua nova banda, e substituir um dos grandes frontmans da história. Brian cumpriu com honras as duas missões que lhe foram dadas. Amado por todos os fãs do AC/DC e do rock, Brian Johnson se estabeleceu como uma das figuras mais carismáticas do mundo do rock.

Após o enorme sucesso do álbum “Back in Black” – estréia de Johnson como vocalista – o AC/DC passou a se apresentar em estádios, e isso não foi um problema para o ex vocalista da banda Geordie, que tocava em pequenas arenas da Europa e dos Estados Unidos.

Johnson está foi afastado do AC/DC em 2016, com a banda alegando que o vocalista estava com problemas auditivos. Esperamos que Brian Johnson possa voltar logo aos palcos.

09 – Bruce Dickinson – Iron Maiden

Paul Bruce Dickinson (Nottinghamshire, 7 de Agosto de 1958). Em 1979 Bruce entrou na banda de rock Samson, com a qual gravou dois álbuns de estúdio e adquiriu certa popularidade sob o nome Bruce Bruce. Ele saiu do Samson em 1981 para entrar no Iron Maiden, substituindo Paul Di’Anno, e estreando no álbum “The Number of the Beast”, considerado até hoje o melhor álbum de estúdio do Maiden.

O Iron Maiden é considerada é uma das maiores e melhores bandas ao vivo do rock; muito disso passa pela qualidade de Bruce Dickinson como vocalista e por sua grande presença de palco.

Bruce saiu do Iron Maiden em 1993 a fim de seguir com sua carreira solo, na qual fazia experimentos em vários estilos do rock; retornou ao Iron Maiden em 1999 junto com o guitarrista Adrian Smith e permanecem juntos desde então, tendo gravado mais cinco álbuns de estúdio.

08 – Axl Rose – Guns N’ Roses

LONDON, ENGLAND – JUNE 04: Axl Rose performs with AC/DC at Queen Elizabeth Olympic Park on June 4, 2016 in London, England. (Photo by Chiaki Nozu/Getty Images)

Axl Rose (nascido William Bruce Bailey, Lafayette, 6 de fevereiro de 1962). Ficou conhecido como vocalista da banda de hard rock Guns N’ Roses, com quem atingiu popularidade, sucesso e reconhecimento no final dos anos 80 e início dos anos 90, antes de desaparecer dos olhos do público durante vários anos. Em 17 de abril de 2016 foi anunciado como vocalista convidado banda AC/DC. O AC/DC deixou claro que não seria um membro oficial, mas um membro convidado para realizar apenas alguns shows.

Em maio de 1991, a banda embarcou numa turnê que durou dois anos e meio denominada “Use Your Illusion Tour”, que se tornou conhecida tanto por seu sucesso e também por muitos incidentes controversos que ocorreram durante shows, incluindo atrasos, xingamentos no palco, e até mesmo tumultos. Rose recebeu muitas críticas por conta dos atrasos nos shows, às vezes ultrapassando uma hora do programado para o começo das apresentações.

Nos anos 90, Axl Rose era um dos grandes vocalistas do rock, apesar de todas as polêmicas em torno do seu nome. Mesmo assim, ele sempre foi conhecido por ter uma grande presença de palco. Nas últimas décadas, Axl foi criticado por conta da sua voz e pela sua baixa energia nos shows. Mas o início da carreira de Rose jamais será esquecido.

07 – Bruce Springsteen 

Bruce Frederick Joseph Springsteen (Long Branch, 23 de setembro de 1949). Bruce é cantor, compositor, violonista e guitarrista; já recebeu vários prêmios importantes, como vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar. Bruce iniciou sua carreira em 1969, e entre 1969 e 1971, Bruce tocou em uma banda chamada Steel Mill. Depois de 71, ele tocou em diversas bandas, sempre em lugares pequenos como bares, clubes e escolas: Dr Zoom & the Sonic Boom (1971), Sundance Blues Band (1971), e The Bruce Springsteen Band (1971-1972).

Em 1972, Bruce Springsteen achou seu lugar: para gravar seu primeiro álbum, convidou diversos colegas músicos de New Jersey para tocar com ele, formando assim a E Street Band. A E Street Band acompanha Bruce até hoje, e é considerada uma das grandes bandas dos Estados Unidos, tendo trabalhado com diversos artistas, incluindo David Bowie, Bob Dylan, Peter Gabriel, Aretha Franklin, entre outros.

Apesar de passar a maior parte do show tocando guitarra ou violão, Bruce é considerado um dos grandes frontmans do rock, e uma máquina de shows. Recentemente, Springsteen fez uma sequência de shows no estádio MetLife, em New Jersey; nestes shows, Bruce e a E Street Band tocaram por mais de 4 horas em cada concerto. Uma marca de Springsteen ao vivo é a variedade dos seus setlists.

06 – Bono – U2

Paul David Hewson (Dublin, 10 de maio de 1960). Iniciou sua carreira em 1976, quando formou a banda Feedback, junto com o guitarrista The Edge; o nome da banda mudou diversas vezes, até finalmente se chamar U2. Durante seus primeiros anos na banda as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e rebelde do grupo. Conforme a banda amadureceu, o foco das suas inspirações mudou para experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda.

Na década de 80, o U2 alcançou o sucesso, tornando-se uma das maiores bandas do mundo. Em 1988, a banda lançou o álbum ao vivo “Rattle and Hum”; no álbum vemos o crescimento de Bono como vocalista e como frontman. Já estabelecida como uma das bandas mais famosas do mundo, na década de 90 o U2 começou a fazer turnês grandiosas, com palcos gigantescos e muita tecnologia; essas turnês grandiosas não foi problema para Bono, o vocalista domina o palco como poucos.

Bono não tem mais gás dos anos 80 e 90, mas mesmo assim continua sendo um dos grandes frontmans da atualidade, sendo o principal responsável pelo enorme sucesso que o U2 faz até hoje.

05 – Jon Bon Jovi – Bon Jovi

John Francis Bongiovi, Jr. (Perth Amboy, 2 de março de 1962). Jon iniciou sua carreira em 1980, gravando algumas músicas com o nome John Bongiovi. Fez parte das bandas Atlantic City ExpresswayRaze e The Wild Ones com o colega David Bryan, antes de montar o Bon Jovi (grafia americanizada para o seu sobrenome italiano, Bongiovi). É até o hoje o líder e principal compositor da banda; é também o responsável pelo enorme sucesso comercial da banda, já que ele, além de vocalista é também empresário da banda.

O Bon Jovi fez enorme sucesso com o álbum “Slippery When Wet” – lançado em 1986 – e a banda sempre foi conhecida como uma banda de arena (bandas que faz excelentes apresentações ao vivo). Jon além de um grande vocalista, na década de 80, 90 e 00 era considerado como um dos grandes frontmans do rock. Atualmente, o vocalista não tem a mesma capacidade vocal de outros tempos, mas continua mantendo a sua marca, e tendo uma grande presença de palco.

Junto com o guitarrista Richie Sambora, é o grande responsável pelo sucesso da banda. Em 2011, o Bon Jovi eleito pela revista Rolling Stone como a segunda banda de rock mais cara do planeta, perdendo o topo posteriormente para a banda irlandesa U2. A banda constantemente faz grandes turnês, e toca para públicos de 70 mil pessoa; isto não é problema para Jon Bon Jovi:

04 – Roger Daltrey – The Who

Roger Harry Daltrey (Londres, 1 de março de 1944). Roger Daltrey nasceu e viveu no mesmo que seu colega de banda, Pete Towsend; os dois fundaram o The Who. A banda entrou no estúdio pela primeira vez em 1965, para gravar o álbum “My Generation”, que foi um sucesso instantâneo.

O The Who ficou mais de 20 anos sem lançar um único disco de estúdio (entre 1982 e 2006), o que aumentava a expectativa pelos shows ao vivo da banda. Desde os primórdios da banda, Daltrey sempre se mostrou um ótimo frontman e um voz inigualável. O tempo passou, Roger Daltrey foi se tornando cada vez mais um ótimo frontman, e conseguiu fazer algo que poucos conseguiram: manteve a sua voz praticamente intacta.

O The Who constantemente lança material de shows raros da banda, além de concertos recentes. Seja em CD ou DVD, Roger Daltrey é sempre o destaque, seja pela sua voz ou pela sua presença de palco.

03 – Robert Plant – Led Zeppelin

Robert Anthony Plant, (West Bromwich, 20 de agosto de 1948). Robert Plant começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade. Após esse início solo, entrou para a banda Band of Joy, na qual reencontrou o baterista John Bonham. Em 1968, Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época cantava no Hobsweedle.

Logo no primeiro álbum do Led Zeppelin (1969), Robert Plant se firmou como um dos vocalistas do momento. Seus agudos rasgados de influenciaram vários cantores de rock e metal, como Freddie MercuryAxl Rose, Kurt Cobain, e Rob Halford.

Plant sempre teve uma excelente qualidade vocal, e alinhado com a sua presença de palco, Robert Plant é considerado até hoje, um dos maiores vocalistas de todos os tempos:  em 2006 a revista Hit Parader colocou Plant como o “melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos”.

02 – Mick Jagger – The Rolling Stones

Michael Philip “Mick” Jagger (Dartford, 26 de julho de 1943). Mick Jagger iniciou sua carreira em 1960, mas foi só em 1962 que ele fundou o The Rolling Stones, junto com os guitarristas Keith Richards e Brian Jones. Em 1965, os Stones gravaram os singles “Satisfaction” e “Sympathy for the Devil”, que mostrou a excelente dupla que era Jagger e Richards.

Os Rolling Stones são considerados como uma das maiores bandas de todos os tempos. Os mais de 50 anos de carreira e imensos sucessos provam isso. O estilo incomparável de Jagger, ajudou os Stones a entrar nos anos 80 e 90, e se manter relevantes.

Nestes 50 anos de carreira, a qualidade de diversos álbuns dos Stones foi questionada. Mas o que nunca ninguém questionou, foi a qualidade deles como uma banda ao vivo. E isso, graças a Mick Jagger, que sempre foi um excelente frontman, e mesmo com 74 anos de idade, Jagger no palco parece ter 20.

01 – Freddie Mercury – Queen

Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara (Zanzibar, 5 de setembro de 1946 — Londres, 24 de novembro de 1991). Em 1969, Freddie iniciou a banda Ibex, depois nomeada Wreckage, mas que não durou muito tempo, depois integrando o grupo Sour Milk SeaEm abril de 1970, Freddie se juntou ao guitarrista Brian May e ao baterista Roger Taylor no trio Smile, cujo nome foi alterado para “Queen”, e nessa época, Freddie adotou a alcunha “Mercury” como sobrenome artístico, baseado na letra de uma de suas primeiras canções.

Integrantes de muitas grandes bandas que surgiram antes ou depois do Queen apontam Mercury como grande influência em seu trabalho. Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, baseou muito de sua postura no palco em Mercury, com relação a seus movimentos, o uso do piano e o modo de cantar, por exemplo, e declarou que se não tivesse ouvido as letras de Freddie quando criança, não sabe o que teria sido dele. Kurt Cobain, do Nirvana, escreveu em sua carta de suicídio que admirava e invejava a felicidade que Freddie sentia ao estar no palco; e Robert Plant, do Led Zeppelin, declarou que Mercury era o único cantor que, por trás de sua lenda, realmente era uma lenda.

Freedie Mercury tinha a capacidade inigualável de dominar uma platéia, seja tocando para 20 ou 70 mil pessoas. O alcance vocal, o carisma, e sua gigantesca presença de palco, qualificam Mercury como o maior frontman de todos os tempos.

https://www.youtube.com/watch?v=czFFXSin3-w


Compartilhe

21. Estudante de Ciências Sociais. Apaixonado por música, cinema e literatura russa.