Tom Girardi, ex-marido da estrela de “The Real Housewives of Beverly Hills”, Erika Jayne, foi condenado por quatro crimes de fraude eletrônica e pode enfrentar até 80 anos de prisão. Um júri federal em Los Angeles deliberou e encontrou Girardi culpado de desviar mais de 15 milhões de dólares de diversos clientes de seu escritório de advocacia, Girardi & Keese.
Cada uma das quatro acusações pode resultar em uma pena máxima de 20 anos. A sentença de Girardi está marcada para dezembro. Durante o julgamento de 13 dias, a acusação apresentou evidências de que ele utilizava um esquema de Ponzi por mais de uma década, indo de encontro à ética profissional ao roubar e desviar grandes somas de dinheiro de acordos destinados a clientes. Parte do dinheiro desviado foi usada para pagar outras contas e financiar um estilo de vida luxuoso para ele e Jayne.
O júri levou menos de um dia para chegar ao veredicto de culpa. Girardi, que ganhou fama ao ajudar a conquistar um processo que trouxe notoriedade para Erin Brockovich, casou-se com Jayne em janeiro de 2000. O casal anunciou sua separação em novembro de 2020.
Nas semanas seguintes ao anúncio do divórcio, Girardi e Jayne foram processados por supostamente desviar fundos destinados às famílias de vítimas do trágico acidente de avião da Lion Air em 2018. Reportagens levantaram a possibilidade de que ele teria desviado milhões de dólares de clientes vulneráveis para financiar a carreira de entretenimento de Jayne.
O caso também foi destacado no documentário “The Housewife and the Hustler”, lançado em junho de 2021, com uma continuação chamada “The Housewife and the Hustler 2: The Reckoning”, que estreou em fevereiro de 2024. Girardi foi desbaratado em julho de 2022 e indiciado em fevereiro de 2023. Uma decisão judicial em agosto de 2022 não conseguiu encontrar evidências que implicassem Jayne em qualquer fraude.
Os defensores de Girardi alegam que ele foi manipulado por seu ex-chefe financeiro, Chris Kamon, que também enfrentou acusações por seu papel na má gestão dos fundos. Girardi, que foi diagnosticado com Alzheimer em fase avançada e demência em março de 2021, será submetido a um novo julgamento federal por fraude em Chicago em março de 2025.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!