Pular para o conteúdo

Streams sobre temas políticos e sociais precisam de aviso

Streams sobre temas políticos e sociais precisam de aviso
Avalie este artigo

A plataforma de streaming Twitch implementou uma nova política que requer a rotulagem de transmissões focadas em “questões políticas e sensíveis”, como direitos reprodutivos e direitos LGBTQ+. Essa decisão, anunciada em 5 de novembro de 2024, visa fornecer mais informações a espectadores e anunciantes sobre o conteúdo que está sendo discutido nas streams.

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a Twitch esclareceu que a necessidade de rotulagem se aplica quando as discussões de um streamer envolvem tópicos como guerra, religião, direitos reprodutivos, direitos LGBTQ+ e imigração. No entanto, a plataforma fez uma distinção importante: o rótulo não será necessário se a discussão não for o foco principal da transmissão ou se o streamer estiver compartilhando suas experiências pessoais.

A Twitch explicou que o objetivo dessa rotulagem é permitir que tanto os espectadores quanto as marcas tenham uma melhor visibilidade sobre o conteúdo da transmissão, ajudando-os a fazer escolhas informadas sobre o que assistir.

Dentre os tipos de conteúdo que necessitam de rotulagem, estão as transmissões com ex-oficiais políticos discutindo políticas públicas, cobertura ao vivo ou comentários sobre eleições e protestos. Também estão incluídas discussões sobre conflitos militares, decisões de política externa e questões de segurança nacional. Em contrapartida, streams que buscam educar ou informar de maneira neutra, sem fazer advocacia por nenhuma posição, não precisam de rótulo.

Essas mudanças estão sendo implementadas em um momento em que a Twitch enfrenta críticas relacionadas a acusações de islamofobia e anti-semitismo. A empresa reafirmou seu compromisso de assegurar um ambiente seguro e acolhedor para todos os usuários, destacando que não há espaço para racismo ou assédio em sua plataforma.