Tony Gilroy, o criador da série “Andor”, tinha planos de compartilhar os roteiros da aclamada primeira temporada, mas acabou decidindo não fazer isso. O motivo por trás dessa decisão é a preocupação com o uso da inteligência artificial (IA) na indústria do entretenimento.
Gilroy havia anunciado que liberaria os scripts em um evento promocional para o Emmy em 2023, gerando grande entusiasmo entre os fãs. No entanto, em uma entrevista, ele explicou que suas intenções mudaram. Ele quer proteger seu trabalho da busca voraz de empresas de tecnologia por conteúdos que possam ser usados para treinar modelos de aprendizado de máquina. Segundo Gilroy, “Eu realmente queria fazer isso. Montamos tudo. É muito legal. Eu vi e amei. A IA é a razão pela qual não vamos liberar.”
Ele refletiu sobre a importância de proteger seu trabalho, afirmando que seria muito fácil para a IA absorver o conteúdo e usá-lo de maneira descontrolada. Gilroy enfatizou que, apesar do desejo de compartilhar o material, a necessidade de proteger a integridade da obra é mais importante.
A discussão sobre o uso de inteligência artificial na criação de conteúdo se tornou um ponto polêmico na indústria do entretenimento, com muitos criadores alarmados com a possibilidade de a IA substituir empregos e a qualidade do trabalho humano. Durante a greve de roteiristas em 2023, a utilização da IA foi um dos principais temas nas negociações e resultou em proteções para os roteiristas.
“Andor” é uma série de prequela do filme “Rogue One”, que narra a jornada de Cassian Andor, um personagem que se torna radicalizado pelas injustiças do Império Galáctico e se une à Rebelião. A primeira temporada foi muito bem recebida e a segunda e última temporada tem previsão de estreia no Disney+ em 22 de abril de 2025.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!