Pular para o conteúdo

Riot Games: Criadores de conteúdo agora sob vigilância rigorosa

Riot Games: Criadores de conteúdo agora sob vigilância rigorosa
Avalie este artigo

A partir de 3 de janeiro de 2025, a Riot Games implementará uma nova política que permitirá banir criadores de conteúdo por comportamentos inadequados fora de suas plataformas, mesmo que esses comportamentos não ocorram durante o jogo. Em uma mensagem divulgada nas redes sociais do jogo Valorant, a desenvolvedora declarou que, caso um criador utilize expressões de ódio durante suas transmissões, mesmo que não as expresse nas comunicações do jogo, penalidades poderão ser aplicadas como se o comportamento tivesse ocorrido dentro do ambiente do jogo.

Riot Games justificou essa mudança, explicando que o objetivo é proteger os jogadores de comportamentos nocivos que possam afetar sua experiência de jogo em diversos ambientes. Esta política se aplica exclusivamente a conteúdos onde os jogos da Riot estão em evidência e, apesar de não monitorarem proativamente todas as interações nas redes sociais, os desenvolvedores se reservam o direito de agir caso sejam notificados sobre comportamentos inadequados.

Um exemplo apresentado pela Riot ilustra a aplicação dessa norma: se um criador utilizar termos depreciativos sobre um jogador adversário ou um colega durante uma transmissão, mesmo que não tenha usado esses termos no jogo, a Riot poderá aplicar uma penalidade equivalente.

A Riot também reitera que a violação dos Termos de Serviço durante a criação de conteúdos relacionados aos seus jogos pode resultar em acesso restrito às contas dos infratores e suspensão das prerrogativas de Parceiros, no caso dos criadores que fazem parte do programa de parcerias.

Esta iniciativa é mais um passo da Riot para combater a toxicidade entre seus jogadores. Em uma discussão anterior sobre o comportamento dos jogadores de Valorant, a líder do estúdio, Anna Donlon, enfatizou que a empresa não pretende “sanitizar os jogos” ou reprimir interações inofensivas, mas que comportamentos extremos não serão tolerados. Ela destacou que não se deve esperar que os jogadores “desenvolvam uma pele mais grossa” para suportar o ambiente do jogo, afirmando que não há espaço para comportamentos inaceitáveis na comunidade do jogo.