Com o lançamento da nova linha de placas gráficas RTX 50, a Nvidia apresentou a tecnologia DLSS 4. Essa atualização traz grandes melhorias nas funções de super resolução e reconstrução de raios, que agora utilizam um modelo de transformador avançado. Esse modelo não é exclusivo para as novas GPUs, pois pode ser utilizado em qualquer placa RTX, até mesmo aquelas lançadas em 2018, com a arquitetura Turing. Neste artigo, vamos explorar como a DLSS 4, especialmente sua função de reconstrução de raios, se destaca.
### O Que Há de Novo na Reconstrução de Raios
A reconstrução de raios é uma tecnologia desafiadora, e até o momento, a Nvidia não enfrentava concorrência nesse campo. O conceito baseia-se na limitação de raios que podem ser traçados a partir do hardware. Como resultado, uma imagem de raio traçado de resolução inferior é “denoised” (desfeita de ruídos) para se assemelhar a uma imagem de resolução padrão. Com o DLSS, essa imagem é então ampliada para a resolução de saída. A reconstrução de raios, por sua vez, combina o processo de denoising e ampliação simultaneamente.
Embora a primeira geração dessa tecnologia já fosse impressionante, apresentava problemas como borrões e artefatos visuais em objetos em movimento ou de iluminação indireta, especialmente em jogos como Cyberpunk 2077. A boa notícia é que o novo modelo de transformador trouxe melhorias substanciais, eliminando a maioria desses problemas.
### Melhoria na Qualidade de Imagem
1. **Detalhes de Normais**: A precisão na apresentação de detalhes aumentou significativamente. Anteriormente, a reconstrução de raios tinha dificuldades em resolver linhas retas, mas agora isso não é mais um problema, proporcionando um upgrade visual instantâneo.
2. **Sub-surface Scattering (Sombreamento Submerso)**: Anteriormente, o efeito de sombreamento submerso, essencial para a representação realista da pele, ficava quase invisível. Com o novo modelo, agora é possível ver a translucidez da pele, resultando em uma aparência mais natural e menos “plana” dos personagens.
3. **Redução de Ghosting**: O modelo antigo era propenso a criar fantasmas visuais (ghosting) em diversas situações. O novo DLSS 4 tem mostrado uma redução significativa desse efeito, tornando os detalhes visuais mais claras e coerentes.
### Impacto no Desempenho em Placas Mais Antigas
Apesar das melhorias na qualidade da imagem, a implementação da nova tecnologia pode apresentar um custo computacional maior, especialmente em placas gráficas mais antigas. Durante os testes, a RTX 5090 mostrou uma leve queda de desempenho de apenas 7% em média com a utilização do modelo de transformador.
No entanto, em placas como a RTX 3090, a redução de desempenho foi maior, chegando a mais de 31%. A RTX 2080 Ti enfrentou um impacto ainda maior, com uma redução de 35% no desempenho. Isso indica que o modelo de transformador é significativamente mais pesado em placas das arquiteturas Ampere e Turing.
### Considerações Finais
O DLSS 4 representa um grande avanço na qualidade de imagem em vários aspectos, especialmente em jogos como Cyberpunk 2077. Embora em algumas situações, a performance no modo de qualidade da CNN ainda possa superar o modo de desempenho do novo modelo, as melhorias gerais valem a pena.
Esse avanço foi um grande passo para a Nvidia no campo da reconstrução de raios, e continua prometendo um futuro emocionante para os gamers. Mais testes e análises estão a caminho, então fiquem atentos para novidades sobre a DLSS 4!
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!