Pular para o conteúdo

Reportagem revela conflitos por trás dos sucessores espirituais de Disco Elysium

Reportagem revela conflitos por trás dos sucessores espirituais de Disco Elysium
Avalie este artigo

Um recente relatório revelou a complexidade e o drama por trás dos três sucessores espirituais de “Disco Elysium”, que foram anunciados simultaneamente no último mês. A situação é marcada por uma teia confusa de conexões, conflitos e ações legais, indicando que o legado deste RPG amado continua sendo tumultuado.

O estúdio original de “Disco Elysium”, ZA/UM, esteve em conflito legal com vários ex-membros da equipe durante bastante tempo. Embora essas ações judiciais tenham aparentemente sido resolvidas, as polêmicas persistem entre os envolvidos, à medida que eles seguem para novos projetos. Entre esses novos projetos estão Dark Math Games e Longdue, dois estúdios baseados no Reino Unido, formados por ex-desenvolvedores de “Disco Elysium”, que anunciaram seus próprios sucessores espirituais em outubro. Além disso, Argo Tuulik, um dos escritores originais de “Disco Elysium” e criador chave do cancelado jogo sequência “X7”, co-fundou um novo estúdio chamado Summer Eternal com Dora Klindžić, também ex-integrante da ZA/UM.

O relatório da IGN, elaborado por Wesley Yin-Poole, aprofunda as complexidades envolvendo os três novos estúdios, revelando ligações financeiras entre os dois estúdios do Reino Unido. O fundador da Longdue, Riaz Moola, também se apresentou como investidor da Dark Math Games, onde Tuulik e Klindžić trabalharam anteriormente como diretor e diretor narrativo, respectivamente, no recém-anunciado “XXX Nightshift”.

A situação tornou-se delicada quando, em julho, Tuulik e Klindžić deixaram a Dark Math depois de Tuulik alegar “diferenças criativas” e afirmar que o chefe da empresa, Kaur Kender, havia mostrado fotos nuas de sua ex-esposa a membros da equipe. Kender, contestando essas alegações, afirmou que a mulher estava vestida em algumas das fotos. A Dark Math, por sua vez, optou por não comentar sobre o passado.

Leia Agora  Dexter Renascido: A Nova Era do Serial Killer que Fascina Fãs

Após sua saída da Dark Math, Tuulik e Klindžić se mudaram para a Longdue, mas posteriormente se demitiram em setembro, resultando em uma ação legal. A CoGrammar, a empresa-mãe, obteve uma injunção na Inglaterra e no País de Gales, baseado em violação de contrato, impedindo os dois de trabalhar no estúdio Summer Eternal até abril de 2025.

Tuulik considerou a decisão como uma “absurdo”. E a situação se complica ainda mais: a ZA/UM também entrou com uma notificação legal contra Tuulik, alegando violação de contrato e direitos autorais em relação a um pen drive que continha uma versão jogável de “X7”, que ele teria mostrado a funcionários da Longdue e Dark Math.

Além de tudo isso, Robert Kurvitz, o roteirista principal de “Disco Elysium”, e o diretor de arte Aleksander Rostov, que foram demitidos da ZA/UM em 2022, também estão de olho em seus próprios projetos. Eles fundaram um novo estúdio chamado Red Info, com apoio da empresa chinesa NetEase, e estão trabalhando em um novo jogo.

O cenário está cheio de rivalidades e incertezas sobre qual sucessor espiritual de “Disco Elysium” será lançado primeiro, enquanto conflitos legais e criativos ainda estão frescos.