Pular para o conteúdo

Prepare-se para os filmes dos Beatles com um grande fracasso nos cinemas, mas realmente bom

Prepare-se para os filmes dos Beatles com um grande fracasso nos cinemas, mas realmente bom
Avalie este artigo

Preparando-se para os filmes dos Beatles com um fracasso de bilheteria esquecido (mas realmente bom)

Recentemente, Sam Mendes anunciou que produzirá quatro biografias sobre os Beatles, reacendendo o interesse na icônica banda britânica. No entanto, antes desses filmes serem lançados, vale a pena lembrar de um filme sobre os Beatles que, apesar de ser um fracasso de bilheteria, é considerado por muitos como um dos melhores sobre a banda. Trata-se do filme “Backbeat”, que conta a história de um Beatle que nunca existiu.

“Backbeat” foi lançado em 1994 e foi dirigido por Iain Softley. O filme é baseado na história real dos primeiros anos dos Beatles, durante o tempo em que tocavam em clubes noturnos em Hamburgo, na Alemanha. No entanto, ao invés de focar nos quatro membros da banda, “Backbeat” se concentra no quinto Beatle, Stuart Sutcliffe.

Stuart Sutcliffe era um amigo próximo de John Lennon, e ele foi convidado a se juntar aos Beatles como baixista. No entanto, sua passagem pela banda durou pouco tempo, pois ele decidiu abandonar a música para seguir sua carreira nas artes plásticas. Sutcliffe acabou falecendo tragicamente em 1962, aos 21 anos.

O filme “Backbeat” retrata a amizade entre Sutcliffe e Lennon, bem como o tumultuado relacionamento de Stuart com a fotógrafa alemã Astrid Kirchherr. A trama do filme também aborda o estilo de vida boêmio e libertário da época, capturando a efervescência da cena musical de Hamburgo nos anos 60.

Apesar de ter sido um fracasso de bilheteria, “Backbeat” foi elogiado pela crítica e conquistou uma base fiel de fãs ao longo dos anos. A performance dos atores Stephen Dorff como Stuart Sutcliffe e Ian Hart como John Lennon é considerada uma das melhores interpretações de suas carreiras.

Leia Agora  Série de parceria cancelada da Marvel finalmente ganha vida em vibrante pôster dos fãs do MCU

O filme também se destaca pela trilha sonora, que apresenta versões cover das músicas dos Beatles interpretadas pelos atores. As performances musicais são surpreendentemente autênticas e cativantes, trazendo à tona a energia e o espírito inovador da música dos Beatles.

Mesmo que “Backbeat” não tenha tido sucesso comercial, seu impacto cultural e sua relevância para os fãs dos Beatles não podem ser ignorados. O filme oferece uma visão única e emocionante dos primórdios da banda, trazendo à tona personagens importantes que, muitas vezes, são deixados em segundo plano.

Agora, com Sam Mendes trazendo uma nova leva de filmes sobre os Beatles, é importante relembrar e dar reconhecimento a obras anteriores, como “Backbeat”. Esse filme esquecido, mas realmente bom, merece ser apreciado e valorizado por sua abordagem única e emocionante da história dos Beatles. Então, antes de assistir aos novos biopics, reserve um tempo para conferir “Backbeat” e mergulhar no mundo fascinante da maior banda de todos os tempos.