Pular para o conteúdo

Por que William Shatner não voltou como Kirk em Star Trek: Enterprise

Por que William Shatner não voltou como Kirk em Star Trek: Enterprise
Avalie este artigo

William Shatner, famoso por interpretar o icônico Capitão Kirk, não retornou para “Star Trek: Enterprise” por questões financeiras e acordos que não foram viáveis. “Star Trek: Enterprise” foi lançada em setembro de 2001, após o término de “Star Trek: Voyager”. Este último marcou a conclusão de um período de sucesso do franchise, que começou em 1987 com “Star Trek: The Next Generation”.

A série “Enterprise” foi ambientada no ano de 2151, um século antes dos eventos da série original. Ela seguia a jornada da primeira nave estelar a deixar a Terra para missões de exploração. A tecnologia apresentada na época era menos avançada do que as séries anteriores, e conceitos como a Prime Directive ainda não existiam, o que deixou alguns fãs céticos. Embora “Enterprise” tenha se mostrado uma série razoável, suas audiências não foram suficientes e a série durou apenas quatro temporadas.

Rick Berman, um dos produtores da série, revelou que Shatner se ofereceu para criar um enredo de dois episódios em que ele poderia reprisar seu papel como Kirk. Apesar da ideia ser bem recebida, Berman informou que o custo solicitado pela equipe de Shatner era exorbitante e estava muito além do que a Paramount estava disposta a pagar.

“Só para dar uma ideia, havia uma proposta, mas quando a Paramount começou a mover as engrenagens da produção, o preço se tornou um obstáculo.” Berman lembrou que a Paramount gostou da ideia apresentada, mas logo a questão financeira ficou em primeiro plano e acabou impedindo o retorno de Shatner.

Vale ressaltar que a última aparição de Shatner como Kirk foi em “Star Trek: Generations”, lançada em 1994, onde seu personagem se juntou ao Capitão Picard para enfrentar um vilão. Desde então, ele não retornou ao universo da série, mas seu nome ainda é lembrado com carinho pelos fãs. Curiosamente, o último episódio de “Enterprise” contou com participações especiais de Jonathan Frakes e Marina Sirtis, que estavam dispostos a aceitar uma remuneração menor em comparação a Shatner, mas a recepção desse episódio não foi favorável.

Marcações: