O filme “3 Dev Adam”, lançado em 1973, apresenta uma versão extremamente controversa do icônico personagem da Marvel, o Homem-Aranha. Ao contrário das representações tradicionais do herói, esta adaptação turca transforma o Homem-Aranha em um violento chefe de gangue. Ele não é apenas um criminoso planejando roubar milhões de dólares com dinheiro falsificado, mas também um assassino que comete atos brutais.
O filme não é apenas um exemplar do gênero “Turksploitation”, característico de produções de baixo orçamento e não autorizadas que circularam na Turquia de 1970 a 1980. “3 Dev Adam” é notável por ter uma introdução chocante, onde uma mulher é sequestrada e sua decapitação é sugerida de forma gráfica. Este tipo de conteúdo é um dos principais motivos pelos quais a Disney e a Sony nunca farão referência a essa versão.
Além do Homem-Aranha distorcido, o filme conta com a presença de personagens como Capitão América e El Santo, um popular luchador mexicano. No entanto, a interpretação do Capitão América neste filme é igualmente bizarra e inconsistente, com o herói nunca portando seu famoso escudo.
Outros detalhes absurdos incluem a habilidade do Homem-Aranha de ressuscitar várias vezes, enquanto todo o seu conjunto habitual de poderes é descartado. Essa transformação de um herói admirado para um vilão grotesco, que se envolve em estrangulamentos e torturas, reflete a falta de compreensão da cultura americana de super-heróis do diretor T. Fikret Ucak.
Embora seja um produto de sua época, “3 Dev Adam” se destaca como uma curiosidade cinematográfica que muitos, incluindo os estúdios modernos, preferem ignorar. O filme, repleto de cenas perturbadoras e uma narrativa distorcida, está disponível gratuitamente em plataformas online, permitindo que novos públicos tenham contato com essa interpretação incomum do Homem-Aranha.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!