Criadores de The Walking Dead explicam a mudança de perspectiva de Rick
[Atenção: Este artigo contém spoilers do episódio 4 de The Walking Dead: The Ones Who Live.]
Rick Grimes estava disposto a sacrificar sua vida pela missão, mas sua esposa, Michonne, não estava. No episódio de domingo de The Ones Who Live, intitulado “What We”, Rick e Michonne se encontram em um impasse enquanto estão escondidos no prédio onde o helicóptero deles caiu após a tentativa de fuga de Michonne da CRM. O emocionante episódio, escrito por Danai Gurira, viu o casal trabalhando para consertar seu relacionamento quebrado enquanto tentavam salvar um ao outro – embora com mentalidades dramaticamente diferentes sobre como manter a vida um do outro.
Rick, convencido de que deve ficar para trás para mudar a CRM e garantir a segurança de sua família, e Michonne, que não quer que Rick sacrifique sua vida juntos pela missão de Okafor, passaram o episódio em um impasse. Esse momento de decisão trouxe à tona revelações – Rick finalmente descobriu que tem um filho quase com oito anos, Rick Jr. – e traumas profundos, com Michonne conectando-se a Rick para fazê-lo abrir sobre como a CRM o mudou. “O que eles fizeram com você?” ela perguntou. “O que eles tiraram de você?”
“Carl. Eles tiraram o Carl. Eu o perdi novamente. Quando fui capturado, lutei e lutei, tentei escapar”, disse Rick. “Nos meus sonhos, eu me encontrava com Carl. E isso me manteve vivo. E então, um dia, ele simplesmente desapareceu. Ele apenas foi embora. Mas então eu comecei a sonhar com você. E você estava lá. Você e eu nos apaixonamos de maneiras diferentes, e isso me manteve seguindo em frente. E então você também foi embora. Eu não conseguia ver seu rosto mais, assim como não conseguia ver o de Carl. Eu não posso viver sem você. Sem você, eu morro. E eu descobri como fazer isso. Eu sei como estar morto e vivo agora. Você não pode simplesmente voltar aqui, me fazer voltar a viver se eu não souber se não vou perder você novamente. E se eu te perder, e eu não conseguir descobrir como morrer de novo? Eu preciso antecipar isso, Michonne. Eu não posso. Quando te vi, fiquei tão assustado, e… eu precisava antecipar isso. Eu tinha que fazer isso. Pelo menos se eu achar que você viverá mais do que eu, mesmo sem saber se é verdade, posso acreditar nisso. Ver essa perda? Eu não posso. Eu não sobreviverei, Michonne. Simplesmente não sobreviverei.”
“O comportamento de Rick é tão errático, bizarro e não característico, e prejudicial, que acho que ela não tem outra alternativa senão tirá-lo do helicóptero”, explicou Andrew Lincoln em TWD: The Ones Who Live Episode Insider. “Ela percebe que esse trauma que aconteceu com ele o mudou de forma irreparável e o transformou em alguém que ela não reconhece. E ele reconhece isso.”
Gurira, que escreveu o episódio, acrescentou: “No cerne disso está o fato de que ela precisa se tornar a pessoa certa para ajudá-lo em sua cura, e ela ainda não está lá. Porque ela tinha uma expectativa sobre como seria o reencontro deles, e ele não está correspondendo a essa expectativa. Então ela precisa superar a dor disso, e ela precisa passar por isso pessoalmente.”
Embora Rick e Michonne nunca tenham deixado de se amar, ele já havia aceitado que nunca a veria novamente quando se entregou à missão de Okafor. O showrunner Scott M. Gimple observou que Rick perdeu Michonne – e depois se perdeu. “Ele perdeu uma certa perspectiva e a capacidade de enfrentar as coisas com uma certa coragem que talvez ele não possua atualmente, por todas as coisas que ele perdeu”, disse Gimple. “Porque ele está vendo essa coisa que ele deixou ir embora, tudo para ele. Ela está bem na frente dele e ele está com ela, e isso o desestrutura. Começamos com raiva, mas ao ver o medo e o trauma, ela percebe: ‘Você não é mais quem era. Mas eu posso te lembrar e posso te levar de volta até lá’.”
Michonne lembrar Rick das memórias de Carl foi a grande virada. O episódio terminou com o casal, confiantes de que a CRM pensará que eles morreram no acidente de helicóptero, partindo juntos para retornar ao lar com seus filhos. “O mais importante é que eles precisam chegar à verdade um do outro. É isso que eles são”, disse Gurira. “E é esse tipo de amor louco que eles têm um pelo outro que faz aquele momento ganhar vida e permite que ele finalmente quebre as paredes de sua própria prisão provocada pelo trauma e pelo cativeiro.”
Novos episódios de The Walking Dead: The Ones Who Live estreiam aos domingos na AMC e AMC+. Continue ligado no ComicBook/TWD e siga no Facebook para mais cobertura do Universo TWD.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!