Pular para o conteúdo

Os Bastidores e Inspirações de Yellowstone

Os Bastidores e Inspirações de Yellowstone
Avalie este artigo

“Yellowstone”, criado por Taylor Sheridan e John Linson, estreou na Paramount+ em 2018 e rapidamente se destacou como um dos maiores sucessos da emissora. Até hoje, a série conta com 47 episódios distribuídos ao longo de cinco temporadas e gerou os spin-offs “1883” e “1923”. Estrelada por Kevin Costner, a trama se desenrola ao redor do rancho da família Dutton, situado na moderna Montana, fazendo fronteira com o Parque Nacional de Yellowstone. Embora a reserva indígena “Broken Rock” retratada na série seja fictícia, a produção é fiel na representação do povo Crow que habita a região.

Sheridan, que cresceu em rancho, descreveu “Yellowstone” como uma épica familiar ao estilo “O Poderoso Chefão”, recheada de crime e corrupção. Os personagens da série tomam decisões cada vez mais sombrias na luta para manter o rancho próspero. O sucesso da série permitiu que Sheridan adquirisse 270 mil acres de terras no Texas, criando um paralelo interessante com a luta de Costner como Dutton. Em entrevista ao Hollywood Reporter em 2023, Sheridan comentou sobre a vida real, afirmando que ser um rancheiro atualmente é mais fácil do que na ficção, já que não precisa matar ninguém.

“Yellowstone” aborda questões muito reais e perturbadoras, incluindo a desvantagem da agricultura moderna em Montana, onde o ranching tem declinado e a gentrificação se torna um problema crescente, mesmo nas áreas rurais mais remotas. O show também se concentra em temas como gestão de recursos e o impacto do dinheiro no campo, destacando que a escassez de recursos pode ter efeitos mais profundos em áreas menos populosas.

A trajetória de Sheridan em contar histórias do Oeste é evidente em suas produções anteriores, como “Sicario”, “Hell or High Water” e “Wind River”, sempre retratando um ambiente masculino e tradicional. Ele se opõe às influências da modernidade, utilizando “Yellowstone” como um retrato contemporâneo da deterioração rural nos Estados Unidos. Como ele afirmou, as questões de desenvolvimento de terras, má gestão de recursos e desigualdade governamental são sentidas de forma mais aguda em áreas menores.

Leia Agora  Mariah May da AEW imita a intemporal Toni Storm, explica traição no Dynamite 250

Curiosamente, Sheridan inicialmente apresentou “Yellowstone” à HBO, que rejeitou a proposta por achar que a série era muito retrocessora. Eles buscavam algo inovador e contemporâneo. Para convencer a emissora, ele precisaria do apoio de Robert Redford no elenco. Sheridan conseguiu se encontrar com Redford e o convenceu a participar da série, surpreendendo os executivos da HBO que apenas queria um “tipo Robert Redford”. Eventualmente, a série encontrou seu lugar na Paramount Network e segue em ascensão.

A segunda metade da quinta temporada de “Yellowstone” está programada para estrear no dia 10 de novembro de 2024, com outros spin-offs em desenvolvimento.

Marcações: