Pular para o conteúdo

“Os 5 filmes da franquia Duro de Matar, classificados”

"Os 5 filmes da franquia Duro de Matar, classificados"
Avalie este artigo

Os filmes da franquia Die Hard são considerados um clássico do gênero de ação. Ao longo de 25 anos, foram lançados cinco filmes que ajudaram a definir o conceito de “Die Hard em X”, referindo-se a filmes de ação e suspense que aplicam a fórmula consagrada de Die Hard em diferentes cenários. Um ótimo exemplo disso é Speed (1994), que pode ser chamado de “Die Hard em um ônibus”, e também temos Under Siege (1992), que seria como “Die Hard no mar”.

Aqui está a lista definitiva, do melhor para o menos adorado, de todos os filmes da série Die Hard, desde o icônico primeiro filme dirigido por John McTiernan, até a menos popular quinta entrada, que encerra a jornada de Bruce Willis como o herói John McClane.

1. Die Hard (1988)
O primeiro filme, dirigido por John McTiernan, é simplesmente o melhor da série. Nele, somos apresentados ao policial de Nova York, John McClane, interpretado por Bruce Willis, que se torna um ícone do cinema de ação. Com uma trama cheia de tensão, humor e muita ação, Die Hard estabeleceu um novo padrão para filmes de ação e influenciou toda uma geração de cineastas.

2. Die Hard with a Vengeance (1995)
A terceira sequência de Die Hard é uma emocionante aventura pelas ruas de Nova York. Desta vez, McClane se une a um loquaz comerciante de diamantes, interpretado por Samuel L. Jackson, para resolver uma série de jogos mortais propostos por um vilão inteligente e cruel, interpretado por Jeremy Irons. Die Hard with a Vengeance traz muita ação, humor e reviravoltas surpreendentes.

Leia Agora  Os 25 melhores heróis de filmes, classificados

3. Die Hard 2: Die Harder (1990)
A segunda entrada da série se passa em um aeroporto durante o Natal, onde McClane se vê enfrentando terroristas mais uma vez. Embora não seja tão inovador quanto o primeiro filme, Die Hard 2: Die Harder entrega muita ação e tensão, mantendo o espírito da franquia.

4. Live Free or Die Hard (2007)
Vinte anos após o lançamento do primeiro filme, McClane retorna para enfrentar um novo desafio: terroristas cibernéticos que planejam paralisar os Estados Unidos. Embora Live Free or Die Hard tenha uma trama menos realista do que os filmes anteriores, ainda proporciona momentos de ação emocionantes e o carisma de Bruce Willis como McClane.

5. A Good Day to Die Hard (2013)
Infelizmente, o último filme da franquia é considerado o mais fraco. A Good Day to Die Hard apresenta McClane em uma missão na Rússia ao lado de seu filho, interpretado por Jai Courtney. O filme recebeu críticas negativas devido à falta de sentido na trama e à violência exagerada. Embora ainda tenha algumas cenas de ação empolgantes, não consegue capturar a magia dos filmes anteriores.

Em resumo, os filmes da franquia Die Hard são verdadeiros clássicos de ação, com o primeiro filme sendo o destaque absoluto. Embora alguns filmes tenham sido menos apreciados, a saga de John McClane continua sendo uma referência no gênero de ação e influenciando muitos filmes lançados posteriormente.