Pular para o conteúdo

Os 11 melhores filmes de crime vencedores do Oscar de Melhor Filme, classificados

Os 11 melhores filmes de crime vencedores do Oscar de Melhor Filme, classificados
Avalie este artigo

Os filmes que contam histórias que giram em torno de crimes são sempre interessantes, pois nos proporcionam uma visão de mundos e estilos de vida com os quais muitos espectadores podem não estar familiarizados. Filmes de crime podem ser contados do ponto de vista de personagens que cometem crimes, da perspectiva daqueles do outro lado da lei perseguindo criminosos (alegados ou genuínos), ou um pouco de ambos. Até mesmo os votantes do Oscar mostraram seu interesse pelo gênero do crime em várias ocasiões, pois 11 filmes de crime já ganharam o prêmio de Melhor Filme até o momento.

Desde “Sindicato de Ladrões” até “Onde os Fracos Não Têm Vez”, muitos filmes icônicos de crime ganharam o prêmio de Melhor Filme no Oscar.

Quando falamos sobre filmes de crime vencedores do prêmio de Melhor Filme no Oscar, nós entramos em um território muito interessante. Não só eles são bem estimados, mas também oferecem ao público uma perspectiva única sobre essa temática tão rica e complexa. Ao longo das décadas, diversos filmes de crime têm conquistado a atenção e o reconhecimento da Academia, provando que esse gênero tem a capacidade de transcender as expectativas e deixar um impacto duradouro.

1. “Sindicato de Ladrões” (1954)
“Sindicato de Ladrões”, dirigido por Elia Kazan, é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos. Com atuações brilhantes de Marlon Brando e Eva Marie Saint, o filme retrata a corrupção no sindicato dos estivadores de Nova York. Sua história intensa e poderosa conquistou o público e a Academia.

Leia Agora  Hulk Hogan insinua retorno aos ringues na WWE Royal Rumble

2. “O Poderoso Chefão” (1972)
Dirigido por Francis Ford Coppola, “O Poderoso Chefão” é um clássico do cinema que conta a saga da família Corleone na máfia italiana nos Estados Unidos. Com uma atuação marcante de Marlon Brando como o poderoso Don Vito Corleone, o filme é uma obra-prima que se destaca tanto pela sua narrativa envolvente quanto pela sua direção impecável.

3. “Os Infiltrados” (2006)
Dirigido por Martin Scorsese, “Os Infiltrados” é um filme complexo que explora a vida de policiais infiltrados na máfia irlandesa de Boston. Com um elenco estelar, incluindo Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson, o filme é uma verdadeira obra-prima do gênero, com uma trama repleta de reviravoltas e tensão constante.

4. “No Country for Old Men” (2007)
Com a direção dos Irmãos Coen, “Onde os Fracos Não Têm Vez” é um filme sombrio e perturbador que acompanha a caçada a um assassino impiedoso no deserto do Texas. Com uma interpretação memorável de Javier Bardem como o assassino Anton Chigurh, o filme é uma experiência intensa e inesquecível.

5. “O Silêncio dos Inocentes” (1991)
Dirigido por Jonathan Demme, “O Silêncio dos Inocentes” é um thriller psicológico que segue a jornada da jovem agente do FBI Clarice Starling, interpretada por Jodie Foster, ao investigar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill. O filme é uma combinação perfeita de suspense e drama, com atuações magistrais e uma trama intrigante.

6. “Império do Crime” (2006)
“Império do Crime”, dirigido por Martin Scorsese, conta a história de um chefe do crime irlandês que busca proteger sua comunidade do avanço das drogas e do crime organizado. Com uma atuação brilhante de Daniel Day-Lewis, o filme é uma reflexão poderosa sobre lealdade, violência e redenção.

Leia Agora  Trailer Oficial - O Som dos 32

7. “Amigos, Sempre Amigos” (1996)
Dirigido por Joel Coen e Ethan Coen, “Amigos, Sempre Amigos” é uma comédia de crime que segue as trapalhadas de um grupo de amigos que decide roubar um diamante. Com um elenco talentoso, incluindo Frances McDormand, William H. Macy e Steve Buscemi, o filme combina humor e tensão de forma brilhante.

8. “Chicago” (2002)
Baseado em um famoso musical da Broadway, “Chicago”, dirigido por Rob Marshall, é um filme de crime ambientado na década de 1920 em Chicago. Com uma trama repleta de sedução, traição e assassinato, o filme é uma experiência visualmente deslumbrante, com números musicais cativantes e performances memoráveis.

9. “Dos Sonhos de Uma Noite de Verão” (2005)
Dirigido por Woody Allen, “Dos Sonhos de Uma Noite de Verão” é um filme de crime e comédia que segue as atividades de um grupo de pessoas envolvidas em um roubo de jóias em Los Angeles. Com um elenco estelar, incluindo Colin Farrell, Scarlett Johansson e Ben Kingsley, o filme combina humor e intriga de maneira única.

10. “Meu Desconhecido Favorito” (1990)
“Meu Desconhecido Favorito”, dirigido por Giuseppe Tornatore, é um drama de crime que segue a história de um homem com amnésia que tenta descobrir sua verdadeira identidade e desvendar os mistérios do seu passado. Com uma atmosfera melancólica e uma trama envolvente, o filme é uma experiência emocionalmente poderosa.

11. “Hamlet” (1948)
Dirigido por Laurence Olivier, “Hamlet” é uma adaptação cinematográfica da famosa peça de William Shakespeare. Embora não seja um filme de crime tradicional, a trama central de vingança e traição se enquadra no gênero. Com a atuação magnífica de Olivier no papel principal, o filme é uma obra-prima que captura a essência do texto de Shakespeare.

Leia Agora  Lindsie Chrisley explica por que não compareceu ao julgamento de apelação de seus pais Todd e Julie.

Esses filmes oferecem uma visão fascinante do mundo do crime, apresentando histórias complexas e personagens memoráveis. Seja explorando a criminalidade urbana, a máfia, a corrupção ou até mesmo o lado mais sombrio da natureza humana, esses filmes nos envolvem e nos deixam em suspense até o último minuto. Certamente, eles merecem seu lugar como ganhadores do prêmio de Melhor Filme no Oscar.