Pular para o conteúdo

Os 10 Filmes Mais Assustadores de Todos os Tempos (De acordo com um Estudo de 2023)

Os 10 Filmes Mais Assustadores de Todos os Tempos (De acordo com um Estudo de 2023)
Avalie este artigo

Um estudo recente sobre os filmes mais assustadores de todos os tempos revelou algumas descobertas interessantes sobre o que realmente nos assusta nas telonas. A pesquisa, feita por um grupo chamado Science of Scare, analisou a reação de diferentes pessoas a 50 filmes de terror icônicos. Os resultados mostraram que filmes com um ritmo lento e um suspense crescente são geralmente considerados mais assustadores do que aqueles com cenas de terror intensas e sangrentas.

Entre os filmes mais assustadores, de acordo com a pesquisa, estão “O Iluminado” de Stanley Kubrick (1980), “Halloween” de John Carpenter (1978), “O Exorcista” de William Friedkin (1973), “Hereditário” de Ari Aster (2018) e “A Bruxa” de Robert Eggers (2015). Esses filmes são conhecidos por sua atmosfera tensa e por construir o medo ao longo do tempo.

Por outro lado, filmes com cenas de violência gráfica extrema, como “Jogos Mortais” (2004) e “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), não foram classificados como tão assustadores pelos participantes do estudo. Isso indica que o terror psicológico e o suspense são mais eficazes na hora de assustar o espectador do que cenas explícitas de violência.

A pesquisa também revelou que a reação das pessoas ao medo é complexa e varia de acordo com fatores individuais, como experiências passadas e personalidade. Além disso, fatores externos, como assistir a um filme em um ambiente escuro e silencioso, também podem influenciar a intensidade do medo experienciado.

No geral, o estudo demonstra que os filmes de terror mais assustadores não precisam necessariamente apelar para cenas extremas de violência, mas podem criar uma atmosfera de suspense e tensão que mexe com o psicológico do espectador. Portanto, se você está em busca de um filme que realmente te assuste, pode ser melhor procurar por uma história com uma narrativa lenta e um suspense crescente do que por cenas sangrentas e chocantes.