Um estudo recente sobre os filmes mais assustadores de todos os tempos revelou algumas descobertas interessantes sobre o que realmente nos assusta nas telonas. A pesquisa, feita por um grupo chamado Science of Scare, analisou a reação de diferentes pessoas a 50 filmes de terror icônicos. Os resultados mostraram que filmes com um ritmo lento e um suspense crescente são geralmente considerados mais assustadores do que aqueles com cenas de terror intensas e sangrentas.
Entre os filmes mais assustadores, de acordo com a pesquisa, estão “O Iluminado” de Stanley Kubrick (1980), “Halloween” de John Carpenter (1978), “O Exorcista” de William Friedkin (1973), “Hereditário” de Ari Aster (2018) e “A Bruxa” de Robert Eggers (2015). Esses filmes são conhecidos por sua atmosfera tensa e por construir o medo ao longo do tempo.
Por outro lado, filmes com cenas de violência gráfica extrema, como “Jogos Mortais” (2004) e “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), não foram classificados como tão assustadores pelos participantes do estudo. Isso indica que o terror psicológico e o suspense são mais eficazes na hora de assustar o espectador do que cenas explícitas de violência.
A pesquisa também revelou que a reação das pessoas ao medo é complexa e varia de acordo com fatores individuais, como experiências passadas e personalidade. Além disso, fatores externos, como assistir a um filme em um ambiente escuro e silencioso, também podem influenciar a intensidade do medo experienciado.
No geral, o estudo demonstra que os filmes de terror mais assustadores não precisam necessariamente apelar para cenas extremas de violência, mas podem criar uma atmosfera de suspense e tensão que mexe com o psicológico do espectador. Portanto, se você está em busca de um filme que realmente te assuste, pode ser melhor procurar por uma história com uma narrativa lenta e um suspense crescente do que por cenas sangrentas e chocantes.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!