O gênero procedural está vivenciando um renascimento significativo, especialmente entre as plataformas de streaming. Esse tipo de programação está se destacando na MIPCOM, conferência internacional de conteúdo, que ocorreu em outubro de 2024, onde distribuidores estão apostando em atrações desse tipo para enriquecer suas ofertas.
Os procedurais se destacam por sua capacidade de oferecer escapismo em tempos difíceis, como os conflitos recentes e crises econômicas. Programas como NCIS e Death in Paradise continuam a se expandir, com muitos outros revitalizando suas histórias nas plataformas de streaming. Os distribuidores estão atentos a essa tendência e sabem que as histórias que envolvem detetives solucionando casos complicados de forma semanal têm grande apelo.
Ademais, os grandes estúdios estão reforçando seus portfólios com novas adaptações e continuações de séries já estabelecidas, como NCIS: Origins e Saint Pierre, ambas muito aguardadas pelos fãs. Esses programas são considerados pilares tanto para as emissoras tradicionais quanto para os serviços de streaming, fornecendo uma audiência consistente e uma estrutura que é facilmente replicável.
Um estudo realizado por Brandon Katz, especialista em estratégia na indústria do entretenimento, indica que os procedurais geram uma alta taxa de retenção de espectadores. “Os procedurais se tornaram um bloco fundamental tanto para a linear quanto para a streaming,” afirma Katz, destacando que uma vez que um espectador assiste a um episódio de um procedural, há uma grande probabilidade de que ele busque mais conteúdo do mesmo gênero. Essa dependência cria um ciclo benéfico para plataformas que estão tentando manter seus assinantes por mais tempo.
Os streamers como Netflix e Max estão investindo em novos procedurais, com a Netflix adquirindo Grey’s Anatomy e encomendando novas produções, como a série Pulse, inspirada em experiências reais de agentes do FBI. Enquanto isso, plataformas como Hulu têm apostado em reimaginações de procedurais de sucesso, como High Potential, que se baseia no formato francês HPI.
Atualmente, o mercado das séries limitadas, que estavam em alta anteriormente, ainda possui espaço, mas a tendência revela um movimento em direção à criação de mais temporadas para séries que começaram como limitadas, como Shogun e Beef. Os distribuidores estão cada vez mais focados em contar histórias que possam ser continuadas, ao invés de simplesmente buscar novas narrativas.
Se você está em busca de uma nova série para maratonar, os procedurais estão de volta e mais fortes do que nunca, prontos para prender a atenção do público com seus mistérios e tramas intrigantes.
.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!