Pular para o conteúdo

O Novo Lado Sombrio de Shadow: Redescobrindo o Antigo Herói

O Novo Lado Sombrio de Shadow: Redescobrindo o Antigo Herói
Avalie este artigo

**Reavaliando Shadow the Hedgehog: Um dos maiores erros de 2005**

No dia 8 de março de 2005, ocorreu o primeiro evento do “Walk of Game”, onde figuras icônicas dos videogames como Mario, Link, Sonic e Master Chief foram homenageadas por suas contribuições à indústria. Sonic, por sua vez, teve um trailer que recontava suas melhores aventuras desde sua criação em 1991.

Contudo, o que veio a seguir foi surpreendente. Durante o vídeo, imagens clássicas de Sonic foram interrompidas por tiros, revelando Shadow the Hedgehog em uma nova e sombria aparência. Nesse jogo, Shadow exibia uma variedade de armas, incluindo pistolas e rifles, o que gerou muitos questionamentos entre os fãs. Por que um jogo do Sonic iria por um caminho tão “edgy”? Era uma tentativa de se modernizar?

A resposta para essas questões é um reflexo da mudança de paradigma na indústria dos jogos na época. Os protagonistas sombrios e atormentados estavam em alta e os jogos de tiro em primeira e terceira pessoas ganhavam popularidade, em especial no mercado americano. O diretor Takashi Iizuka buscava ampliar o público da franquia Sonic enquanto mantinha os fãs antigos. Infelizmente, o resultado não foi como o planejado.

No jogo, Shadow acorda sem memória e, durante sua jornada, encontra Black Doom, um alienígena que promete revelar seus segredos em troca das Esmeraldas do Caos. O dilema moral começa aqui: Shadow deve escolher entre lutar pelos habitantes do planeta ou se aliar à invasão alienígena. O sistema de moralidade do jogo permite que os jogadores decida o destino de Shadow – se o jogador deseja ser um herói, vilão ou permanecer neutro, cada escolha influencia os níveis futuros.

Leia Agora  A dor da separação: Ryan Anderson fala sobre Gypsy-Rose

O jogo possui dez finais iniciais, cada um trazendo uma narrativa diferente e oferecendo um total impressionante de 326 caminhos distintos para concluir a história. Para acessar o final canônico, os jogadores devem desbloquear todos esses finais, revelando um Shadow que, mesmo sendo um anti-herói, possui um coração corajoso.

Quando se trata do combate, Shadow the Hedgehog mantém a jogabilidade dos títulos anteriores, porém, permite ao protagonista coletar e usar armas de seus inimigos, como rifles e espadas. Apesar de muitos jogadores abordarem o jogo sem usar armas, elas se mostraram mais eficazes em eliminar os inimigos do que os ataques tradicionais. Essa abordagem gerou debates sobre a adequação de um personagem como Shadow, conhecido por sua agilidade, ser visto utilizando armas.

Além disso, o tom mais maduro do jogo se reflete na linguagem dos personagens e nas interações, com algumas pitadas de palavrões, algo inédito na franquia. Isso, combinado ao fator da violência, como os inimigos alienígenas sangrando (mesmo que o sangue tenha sido alterado para verde), contribuiu para a sensação de um jogo mais “adulto”.

Assim, a pergunta que fica é: Shadow the Hedgehog é um bom jogo? Para aqueles que cresceram com Sonic, a resposta é um “mais ou menos”. É um conceito questionável, um evidente esforço para aproveitar a onda dos jogos sombrios. A execução é razoável, mas não mais do que isso. O jogo não possui a mesma relevância que outros títulos da série Sonic, e mesmo a própria Sonic Team tende a ignorá-lo em suas referências, tornando difícil encontrá-lo nas plataformas atuais.

A recente onda de novidades sobre Sonic e Shadow, junto a um novo lançamento do jogo, mostra que, mesmo após todos esses anos, a equipe ainda busca entender e aproveitar o potencial que o personagem Shadow pode ter. Apesar de suas falhas, ideias interessantes surgiram de Shadow the Hedgehog, refletindo um desses momentos únicos na evolução dos jogos.

Leia Agora  Lynn Whitfield, MVP de Greenleaf, compartilha novidades desanimadoras sobre spin-off: 'Mas vamos torcer'

O jogo pode não ter agradado a todos, mas é um lembrete de que, mesmo os títulos controversos, deixaram marcas na história dos videogames e contribuições valiosas para a jornada de seus personagens.