A recente decisão da Warner Bros de fechar três estúdios, incluindo a Monolith Productions, responsável pela série “Middle-earth: Shadow of Mordor”, causou grande surpresa na indústria de jogos. A Monolith foi fundada nos anos 1990 e se tornou parte da Warner Bros em 2004. O estúdio se destacou pela criação de “Shadow of Mordor” e sua sequência, “Shadow of War”, ambos utilizando um sistema inovador chamado Nemesis.
O sistema Nemesis é uma mecânica de jogo que permite que os inimigos se lembrem das interações passadas com o jogador. Essa característica proporcionava uma experiência de combate única, onde os inimigos poderiam ascender nas fileiras e buscar vingança contra o jogador, tornando cada encontro mais pessoal e memorável.
Infelizmente, a Monolith tinha planos de aplicar novamente o sistema em um projeto de jogo baseado na Mulher-Maravilha, que também foi cancelado com o fechamento do estúdio. Com isso, o sistema Nemesis permanece não utilizado e protegido por uma patente da Warner Bros, válida até 2036, o que gera preocupações sobre seu futuro. Essa patente foi solicitada em 2016 e aprovada em 2021, garantindo à Warner a exclusividade sobre essa mecânica.
A notícia sobre o fechamento da Monolith gerou reações tristes de diversos profissionais da indústria. A autora de quadrinhos Gail Simone, que trabalhou como consultora no jogo da Mulher-Maravilha, descreveu o projeto como “lindo e expansivo”, ressaltando o esforço da equipe em criar uma experiência grandiosa. Muitos lamentaram a perda de um estúdio icônico que trouxe inovações significativas aos jogos de ação e aventura.
Os recentes encerramentos de estúdios, juntamente com o padrões de desempenho questionáveis de alguns títulos da Warner Bros, levantam uma série de questionamentos sobre o futuro da empresa no mercado de games. A situação ressalta a fragilidade do setor e a dificuldade enfrentada por estúdios que buscam inovar enquanto lidam com as pressões do mercado.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!