Pular para o conteúdo

O Lado Engraçado de Yasujir Ozu em Bom Dia

O Lado Engraçado de Yasujir Ozu em Bom Dia
Avalie este artigo

**Um Olhar Sobre “Good Morning” de Yasujirō Ozu**

Yasujirō Ozu é um dos cineastas mais respeitados, conhecido por sua habilidade em capturar a complexidade das dinâmicas familiares e suas sutilezas emocionais. Seu filme “Good Morning”, lançado em 12 de maio de 1959, é uma reinterpretação humorística de conflitos familiares que também evidencia a falta de comunicação entre diferentes gerações.

No cerne da trama, encontramos Minoru e Isamu, dois irmãos que, saturados de suas rotinas e descontentes com os pais, decidem entrar em greve silenciosa, recusando-se a falar com os adultos até que eles concordem em comprar uma televisão. Este protesto infantil revela as intrincadas relações de uma comunidade suburbana no Japão dos anos 1950, onde o boato e a fofoca têm um papel central.

A narrativa de Ozu é meticulosamente construída, utilizando a estrutura de uma comédia de costumes, amarrando diferentes elementos em uma crítica social envolvente. Neste filme, a escolha da televisão como símbolo é irônica, considerando que a tecnologia é vista tanto como uma ameaça à harmonia familiar quanto como uma fonte de entretenimento.

**Os Temas de Comunicação e Conflito**

1. **Conflitos entre Gerações**: “Good Morning” explora a luta entre o desejo das crianças por liberdade e a resistência dos pais em aceitar mudanças. A greve dos filhos expõe a dificuldade de comunicação na família, onde cada lado não consegue entender as motivações do outro.

2. **Gossip e Interações Sociais**: A fofoca desempenha um papel crucial na comunidade apresentada no filme. As mulheres locais trocam informações e especulações, muitas vezes de forma imprecisa, refletindo a necessidade humana de conexão, mas também sua falta de compreensão mútua.

3. **O Absurdo da Comunicação**: Ozu enfatiza como tanto crianças quanto adultos se sentem perdidos em conversas vazias. O diálogo se torna superficial, evidenciado pelas críticas dos meninos às expressões cotidianas inconscientes que os adultos utilizam, tornando claro que a comunicação não é apenas sobre o que se diz, mas sobre a intenção por trás das palavras.

Leia Agora  Thunderbolts: A Equipe Antagonista que Chega ao MCU

4. **Humor como Escudo**: O uso de humor, especialmente através do tema dos peidos, serve como um recurso na forma como os jovens se comunicam, enquanto provoca desconforto nos adultos. Essa dinâmica mostra como cada geração lida com a mudança de maneira diferente, muitas vezes de forma cômica ou até constrangedora.

**A Estética e o Ritmo de Ozu**

O estilo visual de Ozu apresenta um ritmo contemplativo, proporcionando ao público um vislumbre íntimo da vida cotidiana. A câmera permanece em locais fixos, permitindo que os espectadores absorvam cada detalhe das interações e do ambiente, o que intensifica a sensação de deslocamento que os moradores da pequena cidade sentem em relação às mudanças sociais.

A película promove um espaço onde as emoções dos personagens se desenrolam lentamente, evidenciando tanto as pequenas alegrias quanto as dores do cotidiano. Este toque delicado é fundamental, pois “Good Morning” caminha entre o cômico e o profundo, tratando de temas de comunicação e desconexão familiar de maneira acessível e afetiva.

“Good Morning” não é apenas uma comédia leve; é uma reflexão sobre a natureza humana e a inevitabilidade das mudanças que acompanham a evolução social. Através de uma lente carinhosa e muitas vezes hilária, Ozu nos convida a reconsiderar o que significa realmente se comunicar em um mundo em constante transformação.

Você pode assistir “Good Morning”, que está disponível para streaming no Max.

Marcações: