**The Mean Season: Um Thriller Não Reconhecido do Gênero de Serial Killer**
Lançado em 15 de fevereiro de 1985, “The Mean Season” é um thriller que se passa durante a temporada de furacões em Miami, com Kurt Russell no papel principal, ao lado de Mariel Hemingway e Richard Jordan. O filme, que se aprofunda no subgênero de filme de serial killer, apresenta uma trama instigante, embora tenha passado quase despercebido pelo público na época de seu lançamento. Apesar de sua premissa envolvente e de temas que se tornaram comuns em produções posteriores, ele não conseguiu superar seu orçamento nas bilheteiras e permanece um título obscuro até hoje.
**Exploração da Mídia de Crimes Reais**
A narrativa de “The Mean Season” gira em torno de Malcolm Anderson, interpretado por Kurt Russell, um jornalista que deseja se afastar da cobertura de crimes. No entanto, sua vida muda quando ele se vê envolvido com um serial killer conhecido como o Números Killer, interpretado por Richard Jordan, depois de escrever sobre a primeira vítima do assassino. O filme lança um olhar crítico sobre a natureza exploratória da mídia de crimes reais. Ele examina o conflito entre a responsabilidade do jornalismo em informar o público e o impulso da indústria em gerar lucro.
Baseada no romance “In The Heat of The Summer”, de John Katzenbach, a produção utiliza transições visuais, como imagens das impressoras de jornais, para destacar a mecânica do jornalismo de crimes. A progressão de Anderson, de mero repórter a uma figura central na história do assassinato, provoca reflexões sobre a voyeurismo necessário para se estabelecer como jornalista nessa área, sem cair na apatia. Embora o protagonista se sinta enojado ao ver as consequências dos crimes, outros repórteres se apressam em capturar os momentos para suas reportagens.
**Conexões com Outros Filmes de Serial Killer**
Apesar de ser anterior a muitos dos filmes de serial killer que se tornariam populares, “The Mean Season” estabelece conexões interessantes com obras mais conhecidas no gênero. A ambientação em Miami traz à mente a série “Dexter”, e a climática sequência final, que ocorre durante um furacão, ecoa momentos de tensão vistos em “Red Dragon”. É importante notar que a adaptação do romance de Katzenbach foi lançada um ano após “Red Dragon”, o que levanta questionamentos sobre a possível influência temática entre eles.
Além disso, as semelhanças com “Zodiac”, dirigido por David Fincher, revelam mais camadas sobre o impacto da mídia no mundo real. Enquanto o Números Killer no filme de Russell é claramente inspirado por criminosos reais, a história de Fincher também trata de um jornalista profundamente obcecado pela revelação da identidade de um assassino, a ponto de sacrificar suas relações pessoais. O filme de Russell retrata de forma similar a tensão entre a carreira de Anderson e seu relacionamento com Christine, interpretada por Hemingway, que deseja que ele abandone essa profissão que tanto o atormenta.
**A Projeção de um Gênero em Crescimento**
Embora “The Mean Season” não tenha sido valorizado na época de seu lançamento, ele apontou para um subgênero que estaria prestes a ganhar grande popularidade. A ascensão de blogs, podcasts e séries sobre crimes reais trouxe à luz a natureza exploratória da economia que gira em torno da tragédia alheia. Anos após seu lançamento, o filme se torna uma janela para um tipo de conversa que parece cada vez mais relevante.
Atualmente, “The Mean Season” pode ser encontrado em serviços de streaming, como Tubi, permitindo que novas audiências descubram este thriller que, apesar de sua recepção modesta, se destaca como um precursor do que viria a ser um fascinante e, muitas vezes, perturbador olhar sobre o crime e a cobiça pela tragédia na mídia.
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