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O Futuro dos Games: Inteligência Artificial vs. O Toque Humano

O Futuro dos Games: Inteligência Artificial vs. O Toque Humano
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O co-CEO da PlayStation, Hermen Hulst, se pronunciou sobre o impacto da inteligência artificial no desenvolvimento de jogos. Ele destacou que, apesar da capacidade dessa tecnologia de “revolucionar” a indústria de videogames, a presença do “toque humano” será sempre indispensável.

Em uma entrevista à BBC, Hulst mencionou que, ao comemorar os 30 anos da PlayStation, ficou claro que a tecnologia de IA está mudando a maneira como os jogos são desenvolvidos, mas enfatizou a importância do papel dos desenvolvedores humanos. Ele observou: “Suspeito que haverá uma demanda dupla nos jogos: uma por experiências inovadoras impulsionadas por IA e outra por conteúdos criados de forma artesanal e cuidadosa. Encontrar o equilíbrio certo entre aproveitar a IA e preservar o toque humano será fundamental.”

Essa não é a primeira vez que executivos da PlayStation tratam do tema da IA. Asad Qizilbash, chefe de produto dos PlayStation Studios, já havia afirmado que a IA “criará experiências mais personalizadas e histórias significativas para os consumidores”, ressaltando a importância desse fator para as novas gerações digitais, como a Gen Z e Gen Alpha.

A discussão sobre IA tem ganhado destaque à medida que as tecnologias avançam, com várias empresas do setor, como a Microsoft e a Embracer Group, reconhecendo seu potencial e se posicionando para entusiasmar investidores. O CEO da EA, Andrew Wilson, afirmou que a IA é “o núcleo de nosso negócio”, mencionando mais de cem projetos ativos de IA para auxiliar no desenvolvimento de jogos.

O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, também reconheceu a relação próxima entre o desenvolvimento de jogos e a tecnologia de IA, mas sublinhou que o conhecimento acumulado ao longo de décadas é mais valioso do que a IA para proporcionar as melhores experiências aos jogadores.

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Além disso, uma pesquisa da Unity revelou que 62% dos estúdios já utilizaram IA em algum momento durante o desenvolvimento de jogos, com 71% deles afirmando que a tecnologia melhorou suas operações e redução do tempo de lançamento. Contudo, a utilização de IA ainda levanta controvérsias, como evidenciado por discussões sobre o uso de clonagem de voz em jogos como Baldur’s Gate 3, onde atores expressaram preocupações sobre os impactos negativos da tecnologia.

Essas considerações sobre a integração da inteligência artificial no desenvolvimento de jogos parecem estar apenas começando, e será interessante observar como as empresas do setor encontrarão esse equilíbrio no futuro.