O cenário da GAME, uma tradicional rede de lojas de videogames no Reino Unido, mudou drasticamente ao longo do último ano. Os efeitos dessa transformação têm sido sentidos por clientes leais e funcionários de longa data.
Em janeiro, houve o anúncio do fim do esquema de troca de jogos e da venda de títulos usados, enquanto alguns funcionários foram transferidos para contratos com horas reduzidas. Durante o verão, foi relatada uma série de mudanças adicionais, incluindo o encerramento do programa de adesão da GAME e a interrupção das pré-encomendas em loja, devido a “atualizações” nos sistemas da empresa, que agora são controlados pelo grupo Frasers.
No outono, os problemas se tornaram ainda mais evidentes, com clientes enfrentando dificuldades em pré-encomendas online e confusões nas entregas, como aconteceu com o Steelbook de Silent Hill 2. Além disso, muitas lojas da GAME fecharam, dando lugar a concessões em outras redes, como a Sports Direct.
Diversos funcionários, gerentes e pessoas ligadas ao escritório central da GAME relataram, de forma anônima, o que têm vivenciado dentro da empresa. Com a integração total ao Frasers Group, 78% da equipe de escritório da GAME foi demitida. Somente um pequeno número de funcionários remanescentes permanece, causando dificuldades na entrega de novos jogos às lojas. Segundo os relatos, muitos novos lançamentos têm apresentado problemas sérios de estoque, e a comunicação entre as equipes se deteriorou.
Uma das queixas mais frequentes entre os funcionários é a falta de entendimento do Frasers Group em relação à indústria de jogos. Eles notaram que, de maneira alarmante, a última entrega de sua loja não continha novos jogos nem acessórios, mas sim 136 figuras da Zendaya. Isto é sintoma de uma lógica de distribuição falha que ignora as necessidades dos clientes e a realidade do mercado de jogos.
Além disso, os funcionários notaram uma diminuição drástica nas quantidades de novos lançamentos, como exemplificado pelo caso de Call of Duty: Black Ops 6. Após a notável confusão na chega das cópias, e a frustração dos clientes, muitos optaram por cancelar suas pré-encomendas e buscar alternativas em locais concorrentes.
Os desafios não param por aí. Os problemas de gerenciamento de estoque continuaram, com rumores de erros administrativos que levam a uma distribuição desigual de produtos. Por exemplo, funcionários mencionaram que os dados de vendas foram comprometidos com a migração para os sistemas do Frasers Group, dificultando a previsão de demanda e a reposição de estoque.
Funcionários acreditam que a situação só mudará quando o Frasers Group reconhecer os problemas enfrentados pela GAME, e isso parece improvável, dado o foco atual na redução de custos e do quadro de pessoal. Há uma crescente sensação entre os trabalhadores de que as decisões tomadas podem ser um tipo de autossabotagem, ou, alternativamente, um reflexo de total incompetência gerencial.
As declarações dos funcionários refletem um sentimento de descontentamento em relação ao futuro da empresa, e muitos se mostram céticos de que a direção atual seja a mais adequada para restaurar a reputação da GAME no mercado.
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