A era de Nova Hollywood, que começou com o lançamento do filme “Bonnie and Clyde” em 1967 e encerrou-se em 1981 com o infame fracasso “Heaven’s Gate”, foi um dos movimentos artísticos mais emocionantes do século XX. Nesse período, os grandes estúdios, que estavam sob a administração de antigos magnatas afastados do público, deram espaço a uma nova geração de executivos e produtores, que sabiam como atrair o público jovem para as salas de cinema. Filmes como “Rosemary’s Baby”, “O Exorcista” e “O Poderoso Chefão” eram exemplos do sucesso dessa geração.
Essa mudança de mentalidade não estava necessariamente ligada ao tipo de filme produzido, mas sim à capacidade de entender o que realmente atraía os espectadores. O sucesso de obras como “M*A*S*H”, “American Graffiti” e “Tubarão” demonstrou que eram possíveis grandes fenômenos de público. O reconhecimento financeiro de obras como “Tubarão”, que se tornou o filme mais lucrativo de todos os tempos até a estreia de “Star Wars” dois anos depois, fez com que os estúdios se esforçassem para replicar esses sucessos.
Quando os produtores Alexander e Ilya Salkind estavam preparando “Superman: O Filme”, sabiam do potencial que um blockbuster tinha. Para garantir que o filme fosse um grande sucesso em 1978, eles estavam dispostos a investir muito dinheiro, especialmente na escolha do elenco. Assim, o desejo de escalar grandes nomes foi uma prioridade, ainda que um renomado ator e vencedor do Oscar, Paul Newman, tenha recusado papéis importantes.
**Paul Newman e os papéis em Superman**
O estúdio já era conhecido por suas práticas controversas, e ao procurar o elenco principal para os papéis de Superman/Clark Kent, Lex Luthor e Jor-El, tinha um verdadeiro leque de estrelas em mente. Entre os nomes cotados estavam Steve McQueen, Robert Redford e Sylvester Stallone. No entanto, apenas um mito de Hollywood recebeu a oferta para interpretar todos os três papéis: Paul Newman.
Aos 53 anos, no ano em que “Superman” foi lançado, Newman ainda tinha vigor para interpretar o homem de aço, mesmo que a ideia de usar um traje justo não o atraísse. Ele também não se mostrou interessado em interpretar Lex Luthor ou Jor-El.
Embora nunca tenha se manifestado publicamente sobre o arrependimento pela recusa, Ilya Salkind comentou em uma entrevista que Newman “quase teve um ataque cardíaco” ao perceber que Marlon Brando havia garantido 19 milhões de dólares por seu papel como Jor-El, recebendo um pagamento inicial de 3,7 milhões de dólares mais 11,75% da arrecadação. Essa quantia também poderia ter sido uma grande ajuda para a fundação Hole in the Wall Gang Camp de Newman, que ainda se beneficia com as vendas de seus produtos como molhos para salada e pizzas congeladas.

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