/Novas regras para o Oscar 2019 são anunciadas pela Academia

Novas regras para o Oscar 2019 são anunciadas pela Academia

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje uma série de mudanças em algumas das categorias do Oscar que valerão a partir do ano que vem, além de outras que modificam a forma com a qual os estúdios farão campanhas pelo seus filmes para a premiação.

As categorias em questão são: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Documentário, Melhor Animação e Melhores Efeitos Visuais. Destas, as categorias musicais foram as que sofreram mais mudanças, já que a partir de agora todos os membros da Academia ligados a elas poderão ver os filmes concorrendo a Melhor Trilha Sonora Original e também clipes dos concorrentes a Melhor Canção Original. A partir daí formarão uma pré-lista com os 15 nomes escolhidos para cada categoria, e uma nova rodada será feita para definir os candidatos finais que concorrerão na premiação.

Na categoria de Melhor Documentário, basta agora que os candidatos tenham levado prêmios de qualificação em festivais para assim serem elegíveis – anteriormente era necessário um tempo em cartaz no circuito comercial para concorrerem. Além disso, tal qual em Melhor Animação, agora é possível até três produtores nos filmes indicados. Já em Efeitos Visuais, os votantes não mais precisam assistir as produções que estejam se candidatando em cinemas em Los Angeles. Pode se assisti-las via streaming ou satélite e preencher as células de votação via online.

Quanto às formas de campanha, as novas mudanças exigem que os estúdios, distribuidores e cineastas usem apenas empresas aprovadas pela Academia para enviar materiais dos filmes elegíveis aos seus membros. Cada empresa receberá uma lista oficial com os membros que optaram por participar, juntamente com suas informações de contato, para o envio desses materiais. Além disso, uma vez que os indicados tenham sido revelados pela Academia, foi definida uma quantidade de quatro sessões dos filmes com perguntas e respostas do elenco e diretor, o que interfere particularmente nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro (as quais contavam com seis sessões anteriormente).

Por fim, o prazo de submissão de filmes estrangeiros para o Oscar é até 1 de outubro. A cerimônia ocorrerá em 24 de fevereiro do próximo ano.


Compartilhe