Pular para o conteúdo

“Nova Era de Planet of the Apes e seu Elo com o Passado”

"Nova Era de Planet of the Apes e seu Elo com o Passado"
Avalie este artigo

“Reino do Planeta dos Macacos” é o mais recente capítulo da famosa franquia que, ao longo dos anos, tem mantido sua relevância ao introduzir novas narrativas, em vez de se apegar apenas à nostalgia. Este filme, que estreará em 10 de maio de 2024, se passa muitas gerações após a morte de César, o icônico personagem interpretado por Andy Serkis, no final de “Guerra do Planeta dos Macacos”. Com um tom audacioso, “Reino do Planeta dos Macacos” aprofunda o mito dos macacos e explora a complexidade das relações entre macacos e humanos.

O enredo se inicia com a ideia de que os humanos foram quase completamente derrotados pelos macacos e agora vivem em pequenas sociedades isoladas. O jovem macaco Noa, interpretado por Owen Teague, pertence a um grupo pacífico conhecido como “Clã Falcão”. No entanto, sua vida muda quando ele é apresentado a uma sociedade mais sombria, liderada por Proximus, um carismático governante interpretado por Kevin Durand, que se autodenomina descendente de César. Proximus detém poder sobre outros macacos devido ao seu conhecimento sobre a história humana e reside em sua busca para recuperar a tecnologia deixada para trás pelos humanos. Um humano sobrevivente, Trevathan (William H. Macy), se torna um aliado, embora a um alto custo, já que ele trai sua própria espécie em busca de sobrevivência.

Um dos pontos interessantes a serem destacados é que “Reino do Planeta dos Macacos” se inspira diretamente em “Batalha pelo Planeta dos Macacos”, frequentemente considerado um dos episódios menos aclamados da série. A obra original introduzia a ideia de que os humanos poderiam ter um papel educativo na nova sociedade de macacos. Apesar da vitória dos macacos sobre os humanos, César mantinha um humano chamado Abe (Noah Keen) para ensinar os jovens macacos a ler, reforçando a possibilidade de coexistência pacífica. No entanto, Pressionado pelo desejo de Domínio e violência representado por Aldo (Claude Akins), Abe é eventualmente expulso, levando a uma série de conflitos.

Leia Agora  Desespero em Filme Noir: Mais Tensão que Uncut Gems

Este novo filme aborda a dificuldade de estabelecer uma convivência pacífica entre macacos e humanos, colocando em foco as tensões que permeiam essa relação. Trevathan percebe rapidamente que Proximus não hesitará em escravizar qualquer humano que desafie sua autoridade. Assim, ele usa seu conhecimento como moeda de troca em uma sociedade que parece estar à beira do colapso.

“Reino do Planeta dos Macacos” se distancia de “Batalha pelo Planeta dos Macacos” ao desenvolver personagens humanos mais profundos, ligando-os à complexidade social da trama. Trevathan, embora um oportunista, não é um genocida como Mae (Freya Allan), outra personagem chave. Essa evolução dos personagens humanos reflete a esperança de que a franquia ainda pode se reinventar, mesmo considerando seus elementos menos prestigiados.

“Reino do Planeta dos Macacos” será dirigido por Wes Ball e contará com um elenco que inclui nomes como Kevin Durand, Freya Allan, Peter Macon, Owen Teague, Eka Darville e Sara Wiseman. Com 145 minutos de duração, o filme promete apresentar uma nova perspectiva sobre a saga dos macacos e sua interação com a humanidade, ajudando a moldar um futuro incerto para ambos os lados.

O trailer do filme pode ser encontrado no YouTube e promete despertar a expectativa do público.

Marcações: