A Netflix, que já foi pioneira no setor de streaming, está enfrentando um momento desafiador. Recentemente, as ações da empresa caíram 4,5% logo após a abertura do mercado, um dia depois de uma queda de mais de 8%. Isso está ocorrendo em meio a uma série de decisões que têm gerado descontentamento entre os assinantes, incluindo o aumento de preços e a repressão ao compartilhamento de senhas.
O grande crescimento de assinantes que a Netflix experimentou parece estar desacelerando, de acordo com o analista Robert Fishman, que observou que a empresa pode ter mais alguns trimestres de crescimento robusto impulsionado pelo seu portfólio de conteúdos e a nova camada de anúncios. No entanto, ele prevê que os benefícios da repressão ao compartilhamento de senhas tendem a diminuir.
A Netflix também está lidando com uma série de críticas em relação a seus filmes e séries mais recentes. A produção “Emilia Pérez” recebeu 13 indicações ao Oscar, mas as chances de levar o prêmio de Melhor Filme foram ofuscadas por polêmicas envolvendo a protagonista. Além disso, a empresa está enfrentando reações ruins de críticos para sua superprodução “The Electric State”.
Outro fator que influencia a percepção do público é o fim de séries populares, como “Cobra Kai” e “Stranger Things”, além do cancelamento de outras que tinham uma base de fãs dedicada, como “The Recruit” e “The Sandman”. Com o custo de um plano padrão agora em $17,99, muitos assinantes estão se questionando se a plataforma ainda vale a pena.
Embora a Netflix planeje gastar cerca de $18 bilhões em conteúdo em 2025, se a tendência de crescimento de assinantes não se mantiver, novas elevações nos preços podem ser inevitáveis. A plataforma ainda tem lançamentos esperados para o futuro, como a última temporada de “Stranger Things”, uma nova temporada de “Squid Game” e “Happy Gilmore 2”. No entanto, o sentimento de cansaço entre os usuários em relação às suas decisões mais controversas pode ser um desafio para a empresa na retenção de assinantes em um mercado competitivo.
Agora, mais do que nunca, os assinantes podem começar a considerar opções como pacotes de streaming de concorrentes, que parecem oferecer mais variedade e custo-benefício.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!