A questão de direitos autorais é algo que a maioria das pessoas que assiste a filmes não costuma pensar com frequência. No entanto, esses problemas podem impactar bastante os estúdios e cineastas que desejam produzir alguma obra. O diretor Oz Perkins enfrentou um desafio interessante ao adaptar o conto “The Monkey”, de Stephen King, que começou com a obtenção dos direitos da história. Mas os obstáculos não pararam por aí.
Durante uma conversa com a SFX Magazine, Perkins, que teve sucesso com o filme de terror “Longlegs”, revelou que o personagem principal do filme precisou passar por uma transformação devido a um direito autoral pertencente à Disney. Ele contou que, ao receber a tarefa, o produtor mencionou que a Disney detinha os direitos de um tipo de brinquedo que aparece em “Toy Story”.
O filme em questão, “The Monkey”, gira em torno de dois irmãos gêmeos, interpretados por Christian Convery na infância, que encontram um macaco mecânico em sua juventude. Isso resulta em uma série de mortes extraordinárias que desintegram a família deles. Vinte e cinco anos depois, o mesmo macaco sinistro retorna, desencadeando uma nova onda de assassinatos que força os irmãos, agora adultos e interpretados por Theo James, a confrontar o brinquedo amaldiçoado novamente.
Diante da situação de copyright, Perkins decidiu mudar o macaco: ao invés de utilizar pratos de címbalos, ele optou por dar ao brinquedo um pequeno tambor para tocar quando a morte se aproximasse. Ele explicou que essa limitação se transformou em uma oportunidade criativa. “Não poderia ser címbalos. E se fosse um tambor? É uma daquelas coisas em que uma limitação se torna uma oportunidade. Eu pensei: ‘Ei, isso é incrível. O tambor é melhor’. O tambor é como um tambor de marcha, é como se fosse: ‘Por favor, cortina!’ antes de algo acontecer.”
Além disso, a experiência de Perkins o levou a mudar a ambientação do filme. Originalmente, a trama e a infância dos personagens eram ambientadas nos anos 80, o que era muito característico das histórias de King. No entanto, devido ao sucesso de “It” e “Stranger Things”, ele decidiu localizá-lo nos anos 90 e no presente.
“The Monkey” tem estreia marcada para os cinemas em 21 de fevereiro de 2025.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!